Atividades / notícias

destaque SED

Flyer SED2 frente

ANADIA CELEBRA SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO

O Município de Anadia é um dos municípios promotores da Semana Europeia do Desporto 2018, uma iniciativa da Comissão Europeia que visa fomentar o desporto e a atividade física em toda a Europa, e que decorre entre os dias 23 e 30 de setembro. Para este evento, a autarquia agendou atividades com caráter diversificado, pretendendo, dessa forma, ir ao encontro do mote da campanha - #BEACTIVE - e do conceito “Desporto para todos”.

O programa, que conta com a colaboração das Termas Centro, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, e do Núcleo de Karate de Sangalhos (NKS), tem enquadramento no programa municipal “Sentir Anadia” e nas ações de promoção da Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020.

A primeira atividade é dedicada às associações desportivas do concelho que integram o programa “Sentir Anadia”. Trata-se de uma sessão de informação sobre “Associativismo Desportivo”, que terá lugar no dia 24 de setembro, segunda-feira, pelas 21h00, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia. Entre os diversos assuntos a abordar, destaque para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Anadia e para o Plano de Formação de Dirigentes Desportivos Locais.

Na terça-feira, dia 25 de setembro, será a vez da apresentação pública de “Anadia Ativa”, um projeto municipal de promoção da atividade física que contemplará a realização de sessões de treino de manutenção, de treino funcional, de cycling, e de caminhada e corrida. Esta apresentação será realizada no Pavilhão de Desportos, no Complexo Desportivo de Anadia, a partir das 18h00.

O dia 26 foi reservado para a primeira sessão da época 2018-2019 do “Movimento Sénior é Vida!”, o programa de aulas mensais de ginástica para seniores, que, como habitualmente, vai ter como palco as diversas instalações desportivas do concelho de Anadia. O arranque da temporada vai acontecer no Pavilhão Municipal, pelas 10h00.

Na quinta-feira, o Polo Escolar de Arcos, em Anadia, acolhe, a partir das 11h00, a apresentação da edição 2018 de “A brincar também se aprende!”, um programa municipal que encara o recreio como um espaço e um tempo que os alunos podem, de forma livre e descontraída, dedicar à atividade física, e que se configura como um contributo muito válido para a qualidade de vida das crianças, de uma forma genérica, e para a qualidade das suas aprendizagens escolares, em termos mais específicos. O ponto alto deste projeto decorrerá no final do ano letivo, num evento que reunirá todas crianças que, de forma regular, participam nas atividades programadas.

No final da tarde do dia seguinte, 28 de setembro, sexta-feira, a população terá acesso a uma aula aberta de karaté, que vai realizar-se no Pavilhão de Desportos, entre as 18h00 e as 20h00, com o apoio do NKS.

Para o fim-de-semana estão reservadas caminhadas ao ar livre. Assim, no sábado, dia 29, as Termas Centro e o Município de Anadia promovem mais um evento “Viva Termas Centro”, desta vez em Vale da Mó, na freguesia da Moita. O programa tem início com o “Percurso Pedestre Desportivo”, e o ponto de encontro será no edifício das termas, pelas 9h30. A participação é gratuita e inclui seguro de acidentes pessoais, mas está sujeita a inscrição até ao dia 28, em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 913 981 387. Pelas 14h30, será feito o enquadramento histórico das Termas de Vale da Mó e uma prova da raríssima água férrea que aí brota. Uma hora mais tarde haverá um workshop de degustação e, às 17h00, será a vez de “O Humor dá Saúde”, um divertido espetáculo de comédia. Ao longo do dia, entre as 10h00 e as 18h00, os aquistas e demais visitantes poderão entreter-se com os mais diversos e animados jogos de cariz tradicional, disponíveis em diversos pontos do parque termal.

A Semana Europeia do Desporto encerra em Anadia, no domingo, 30 de setembro, com a Caminhada pelo Coração, uma iniciativa conjunta da Fundação Portuguesa de Cardiologia e do Município de Anadia. Será com uma caminhada e uma aula de fitness que Anadia se associa, mais uma vez, à celebração do Dia Mundial do Coração (29 setembro), procurando alertar a comunidade para a importância de que se revestem a atividade física e desportiva e um estilo de vida mais ativo para um coração mais saudável. Início na Praça da Juventude, em Anadia, pelas 10h30.

Esta é já a quarta edição da Semana Europeia do Desporto, em cujo âmbito foi criado o movimento #BEACTIVE, “incentivando todos a dinamizar iniciativas de carácter aberto e gratuito durante a última semana de setembro, motivando e envolvendo os nossos cidadãos na adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, promovendo também o desporto”. É celebrada em simultâneo por 38 países europeus, cabendo ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., a sua coordenação em Portugal.

Anadia - Município do Desporto

desporto ofdesportriva web