Município de Anadia

presidente
municipio
desporto
turismo
sentir anadia

dezembro 2017
D Sb
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6



destaques

Internet Marketing Bruidsfotograaf

eXPOSIÇÃO "A experiência do Lugar" - jÚLIO rESENDE

Museu exposicao destaque

 

eXPOSIÇÃO "A experiência do Lugar" -  jÚLIO rESENDE

 

 

 

JÚLIO RESENDE “REGRESSA” A ANADIA
Obra do pintor vai estar em exposição até maio de 2018museu exposição A3 alto

 

 

 

 

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, vai inaugurar no próximo dia 16 de dezembro, pelas 16h00, uma exposição temporária comemorativa do centenário do nascimento de Júlio Resende, fruto de uma parceria do Município de Anadia com o Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende.
“A experiência do Lugar” assim se intitula esta exposição antológica que estará patente nas salas do museu até 31 de maio de 2018, e onde ganham destaque algumas obras raras do artista, nomeadamente uma reprodução do fresco que realizou, em 1966, para o Tribunal da Justiça de Anadia.
Será igualmente exposta uma seleção de desenhos representativos de diferentes períodos e técnicas de Júlio Resende, num total de 50 originais do acervo da coleção do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende. Em paralelo, serão exibidos dois filmes sobre a vida e obra do mestre.

 

 

 

 

 

museu exposição A3

 

   

 

ESPUMANTE BAIRRADA “JOSÉ LUCIANO DE CASTRO”

 

 

espumante jose luciano de castro web

 

O Espumante Bairrada celebra, em 2015, o seu 125º aniversário, que a Câmara Municipal de Anadia irá assinalar. Esta data simbólica tem estreita relação com uma outra a que a autarquia tem dado especial destaque, em particular no ano 2014: o centenário da morte de José Luciano de Castro (n. 1834 – m. 1914).
A propósito desta efeméride, a Câmara Municipal de Anadia vem promovendo, desde 2013, uma série de atividades evocativas da vida e da obra desta influente personalidade da história de Portugal, que deixou profundas marcas na história de Anadia e da região, nomeadamente no que respeita às origens do próprio Espumante Bairrada. Estadista, deputado, chefe do Partido Progressista, por várias vezes ministro e em três ocasiões presidente do conselho de ministros, jurisconsulto e jornalista, José Luciano de Castro é recordado pelos anadienses como grande benemérito. Ligado à criação da Escola de Viticultura e Pomologia da Bairrada (atual Estação Vitivinícola da Bairrada), acabou por ser um dos pioneiros no fabrico de vinhos espumantes em Portugal, na qualidade de membro da “Associação Vinícola da Bairrada”, fundada no seu palacete de Anadia.
A sucessão destas duas efemérides justificou, no entender da autarquia, a criação de um Espumante Bairrada em homenagem ao estadista, contando, na concretização deste projeto, com a colaboração da Comissão Vitivinícola da Bairrada. O lançamento deste espumante ocorreu por ocasião da inauguração do novo ciclo de exposições temporárias do Museu do Vinho Bairrada, que decorreu no dia 20 de dezembro de 2014.

 

 

 

ESPUMANTE 10 ANOS MUSEU DO VINHO BAIRRADA

 

espumante 10 anos museu vinho bairrada

ESPUMANTE 10 ANOS MUSEU DO VINHO BAIRRADA

É um Espumante Bairrada 2009, evocativo dos 10 Anos do Museu do Vinho Bairrada. Esta edição limitada, exibe, no rótulo e na embalagem, "As Filhas de Dionísio", uma obra de Nadir Afonso, recentemente exposta no Museu.

Este espumante assume-se também como um tributo ao sector vitivinícola da Bairrada, desde sempre considerada a principal região Portuguesa produtora de espumantes. Aqui se produz mais de 50% de todo o espumante nacional, sendo de salientar que foi em Anadia, mais propriamente na Estação Vitivinícola da Bairrada, que, pela batuta do Eng.º Tavares da Silva, surgiram, nos finais do século XIX, os primeiros estudos para a espumantização de vinhos com fins comerciais.

Este espumante surge na sequência de uma parceria firmada entre o Município de Anadia e a Comissão Vitivinícola da Bairrada.

 

Região: Bairrada

Classificação: Vinho Espumante de Qualidade – Super Reserva

Tipo: Branco

Ano: 2009

Castas: Chardonnay, Baga, Arinto e Bical

Vinificação: Bica aberta e fermentação em inox, com temperatura controlada

Espumantização: Método clássico, com segunda fermentação em garrafa

Análise Graduação: 12,5%

Açúcar total <3 gr/l

Nota de Prova: Brilhante, de cor citrina, com nuances esverdeadas. Bolha fina e persistente. Notas de geleia e biscoito, alguma fruta, mas delicada. Boa mousse, firme e elegante.

Maturação/Estágio: Estágio mínimo de 2 anos na garrafa antes do “degorgement”.

Conservação: Garrafas deitadas em ambiente de humidade 60-70% e temperaturas de 13 a 14º (+/-3).

Consumo: Servir à temperatura de 6 a 8º C.

Gastronomia: Excelente para beber em ocasiões especiais. Acompanha bem pratos de peixe assado e carnes frias.

 

Atualizado em 14-12-2017

Visitas: 1

Férias Desportivas e Culturais - Natal 2017

 

 

Férias Desportivas Cartaz A3 Natal web

 

 

Atualizado em 30-11-2017

Visitas: 3

"Dos 8 aos 80 tudo se Movimenta" - Especial Natal

 

 

8 AOS80 ESPECIAL NATAL

Atualizado em 06-12-2017

Visitas: 2

Cineteatro > Concerto de Natal

 

 

Flyer Concerto de Natal

 

 

Atualizado em 24-11-2017

Visitas: 3

Cineteatro > Musical "Pocahontas"

 

 

Cartaz Pocahontas

 

 

Atualizado em 24-11-2017

Visitas: 3

Cineteatro > Concerto de Ano Nove e Reis 2018

 

 

Cartaz Concerto de Ano Novo e Reis

 

 

Atualizado em 24-11-2017

Visitas: 3

Ciclismo > Troféu Internacional Município de Anadia

 

 

prova ciclismo CAR

 

 

ESTRELAS DE PISTA REGRESSAM A SANGALHOS EM DEZEMBRO

 


O Troféu Internacional Município de Anadia, a disputar entre 15 e 17 de dezembro, no Velódromo Nacional, na freguesia de Sangalhos, irá trazer a Portugal alguns dos principais nomes do ciclismo de pista mundial.
As inscrições estão abertas até 8 de dezembro, mas já estão registados dezenas de corredores para a competição portuguesa. Entre os nomes que colocaram o Troféu Internacional Município de Anadia na agenda estão vários ciclistas que têm dado nas vistas na edição de 2017/2018 da Taça do Mundo de Pista, cujos currículos ostentam várias medalhas em mundiais e europeus de elite.
A mais de duas semanas do fecho das inscrições, está já garantida a presença de representantes de doze países: Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega e Portugal.
O Troféu Internacional Município de Anadia vai reunir competidores das categorias de elite, juniores e sub-23, masculinos e femininos. Será uma oportunidade para os corredores e para as equipas lusas adquirirem maior experiência na vertente olímpica de ciclismo que mais medalhas tem dado a Portugal.
O programa da competição contempla provas de oito disciplinas: contrarrelógio (1 km e 500m), corrida por pontos, keirin, madison, perseguição individual, omnium, scratch e velocidade.
No dia 15 de dezembro, as provas arrancam às 14h30 e terminam às 20h45. A jornada de sábado divide-se em dois setores, das 10h00 às 12h50 e das 16h00 às 19h35. No domingo compete-se, ininterruptamente, das 10h00 às 15h35. O público tem entrada gratuita.
O Troféu Internacional Município de Anadia é a segunda grande competição pista que se realiza, em 2017, no Velódromo Nacional, sucedendo ao Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que aconteceu em julho.
Além das competições, a infraestrutura bairradina é cada vez mais procurada por diferentes seleções nacionais para estágios de preparação de grandes eventos. Neste momento, trabalham no Velódromo Nacional as seleções da Lituânia e da Rússia.


Fonte:
Federação Portuguesa de Ciclismo
In:
http://www.fpciclismo.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=5138&pag=1

 

 

 

 

Atualizado em 06-12-2017

Visitas: 11

Ciclismo > Pista Aberta

 

2017.10 a 2018.03
Ciclismo > Pista Aberta
6.ª f. (individuais): 18h00 - 20h00
sáb.: (clubes): 09h00 - 13h00

 

 


Sangalhos > CAR - Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional

 

 

Entre outubro e março o Velódromo Nacional está à disposição dos praticantes individuais, à sexta, e dos clubes, aopista aberta sábado.

Os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo podem pedalar gratuitamente no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, entre outubro de 2017 e março de 2018, no âmbito de mais uma edição do programa Pista Aberta.

Os praticantes individuais têm a pista à disposição todas as sextas-feiras, entre as 18h00 e as 20h00. Numa altura em que a luz solar é mais escassa e as temperaturas exteriores menos convidativas, o Velódromo é uma alternativa para pedaladas de manutenção e lazer, mas também de aperfeiçoamento técnico em pista.

Os clubes podem aproveitar a Pista Aberta nas manhãs de sábado, entre as 9h00 e as 13h00. No caso dos grupos, o programa visa, essencialmente, dar aos treinadores e cicistas a oportunidade de se aperfeiçoarem ao nível técnico e tático na pista.

Tanto os praticantes individuais como os clubes têm de inscrever-se previamente, podendo também requisitar o empréstimo gratuito de bicicletas de pista para as sessões em que vão participar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrição individual:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfD3hHAQKhDO3gIB7ZnWFat9l9Rgh9pgrsDWGR7r5TJXOpRbQ/viewform

 

 

Inscrição clubes:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfybDrQ6sTbaSNsDz1zG3gGM0B6pLref4hobO_xWMDw3Csrig/viewform

 

Fonte:
www.fpciclismo.pt

 

Atualizado em 07-11-2017

Visitas: 18

“Coco" 2D VP M/6

 

 

15 DEZEMBRO

SPECTRE

“Coco" 2D VP  M/6

Miguel procura desesperadamente mostrar o seu talento musical contra a vontade da família.Quando toca a guitarra de seu ídolo, o falecido Ernesto de la Cruz,   desencadeia uma misteriosa cadeia de eventos e vê-se a atravessar a Terra dos Mortos, através de uma ponte maravilhosa feita de pétalas de margaridas, juntamente com o seu leal cão Dante. Encontra o adorável trapaceiro Hector e juntos iniciam uma extraordinária viagem por um mundo colorido e vibrante a fim de descobrirem o segredo por detrás da família de Miguel.

  

 

ComprarQ01Az

 

 

Horário da Sessão

sexta-feira - 21h30

 

Horário de Bilheteira:

sexta-feira  e sábado  - 20h00 às 22h00
domingo - 14h00 - 15h30 (apenas em situações excepcionais).

 

 

Custo Bilhete: 3,50€  (normal)   

                         2,80€  (com cartão Anadia Jovem / Sénior)

 

   

Consulte as próximas sessões

 

 

Atualizado em 11-12-2017

Visitas: 1471

Atividades na Biblioteca Municipal de Anadia

 

Conheça  AQUI  as atividades da BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ANADIA

Conheça as atividades da Biblioteca Municipal de Anadia


Sítio Internet: www.bm-anadia.pt

 

 

 

Hora do Livro

 

 

20171216 BMA HLivro

 

 

 

Contos e Fraldas

 

 

20171216 BMA ContosFraldas

 

 

 

Exposição "Bambu na Tela" -  Carlos Rede

 

 

 

exposicao bambu tela

 

 

 

ROTA DOS LIVROS

 

O projeto “Rota dos Livros” consiste na disponibilização de livros nas instalações de diversas instituições do concelho de Anadia, para que aí possam ser requisitados pelos utilizadores da Biblioteca Municipal que não consigam, fisicamente, deslocar-se a esta.

É um projeto continuado, pensado para ser desenvolvido, durante todo o ano, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho de Anadia.

Cada espaço albergará um pequeno fundo documental cedido, a título de empréstimo, pela Biblioteca Municipal de Anadia.

Este projeto tem como principais objectivos tornar acessível a todos os cidadãos os meios informativos fundamentais para apoiar o seu desenvolvimento social, cultural e educativo, bem como estimular e fortalecer hábitos de leitura na população, desde a primeira infância. Pretende ainda envolver a comunidade num projeto social comum: a promoção e a consolidação de hábitos de leitura.

2015 RotaLivros CARTAZ final s

 

 

 

Atualizado em 11-12-2017

Visitas: 3245

Dia da Defesa Nacional - Consulta

 

Cidadãos nascidos em 1998, residentes em território nacional

 

Dia da convocação ou situação relativa ao DIA DA DEFESA NACIONAL:  Consulta   AQUI

Atualizado em 23-11-2017

Visitas: 422

Edital - Árvores, implantadas em terrenos particulares, que constituem fator de risco

Atualizado em 03-12-2015

Visitas: 358

SUBSCREVER NEWSLETTER

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn