Município de Anadia

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Apresentação

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ANADIA CIDADE EDUCADORA

 

 

O movimento das “Cidades Educadoras” surgiu em Barcelona no ano de 1990 e desenvolveu-se a partir de uma abordagem ampla de educação, indo além da sua vertente escolar. A escola e a familia deixam de ser vistas como tendo um papel exclusivo nesteSER Cidade Educadora web âmbito, sublinhando-se a importância de outras entidades como as instituições públicas e privadas, formais, não formais e informais, que se devem envolver na formação de cidadãos e na realização de projetos educativos.

Em termos nacionais, estas ideologias refletem-se na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), a que o município fica agregado quando adere à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Ambas defendem a importância da educação na cidade, as vertentes educativas dos projetos políticos, e o zelo pelos princípios explícitos na Carta das Cidades Educadoras, tais como o espírito de cooperação, o diálogo entre gerações, e uma política educativa abrangente, transversal e inovadora, que englobe a educação formal, não formal e informal, tal como as particularidades culturais.

É de realçar que o trabalho em rede, nomeadamente através de congressos internacionais e encontros nacionais, permite enriquecer projetos, fomentar parcerias, e aceder mais facilmente a iniciativas de entidades internacionais, facilitando o estabelecimento de novos contactos e possíveis colaborações. Favorece, ainda, a partilha de boas práticas que são divulgadas no Banco Internacional de Documentos, para o qual os municípios associados contribuem.

O Município de Anadia integrou o grupo de cidades que adota o conceito de uma educação ao longo da vida e que promove uma política educativa e social. Em prol dos outros, e com os outros, trabalhamos com a premissa da conquista e da partilha.

A identidade e as atribuições do Município de Anadia revelam-se nos serviços que presta, e, através de uma comunicação direta e persuasiva, a autarquia procura estabelecer e manter fortes elos de ligação com os munícipes, a quem serve, e que são fortes aliados no trabalho e na decisão. Nesta tarefa, conta com a colaboração inestimável das juntas de freguesia, dos parceiros sociais, da comunidade educativa, das associações culturais e desportivas, e de toda a população.

Graças a esta integração numa rede de boas práticas, partilharemos uma visão alargada e enriquecedora que permitirá, também, transmitir aos agentes e parceiros do Município de Anadia mais conhecimentos e modos de ação e de intervenção.

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.
John Dewey

 

 

Dia Internacional da Cidade Educadora

 

 

2017.11.30 - Dia Internacional da Cidade Educadora


Um ano após a adesão do Município de Anadia à Associação Internacional de Cidades Educadoras, a autarquia alia-se, uma vez mais, à comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, reforçando o compromisso de humanizar, cooperar, dinamizar e formar em cooperação e para a comunidade.
Com base na nossa identidade, propomo-nos dar continuidade ao projeto partilhado, assente numa educação “de e para todos” ao longo da vida.
Neste sentido, Anadia reitera o Manifesto dos Autarcas da Associação Internacional de Cidades Educadoras.
Assim, em representação de todos os agentes e parceiros do Município de Anadia nesta missão, assumimos a continuidade da partilha de boas práticas, o diálogo entre gerações, e o zelo pelos princípios explanados na Carta das Cidades Educadoras.

 

 

 

 

 

Manifesto dos e das Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras

 

 

2017.11.30
Dia Internacional da Cidade Educadora

 

Manifesto dos e das Autarcas
da Associação Internacional das Cidades Educadoras

 

Manifestamos o nosso firme compromisso com o Direito à Cidade Educadora, como extensão do direito fundamental de todas as pessoas à educação e como veículo para tornar realidade outros direitos fundamentais. Entendemos

o Direito à Educação como promotor do desenvolvimento humano, social e económico das pessoas e dasCidade educadora comunidades e como elemento indispensável para atingir um desenvolvimento sustentável, uma cidadania ativa e uma paz duradoura.

Enquanto governos locais assumimos o nosso compromisso com a educação, uma educação inclusiva e de qualidade ao longo da vida, assegurando que este direito possa efetivar-se sem discriminação alguma e reforçando o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias.

Cabe também destacar as propostas educativas inovadoras, de âmbito não formal e informal ofereci

das por bibliotecas, museus, centros culturais, de saúde, desportivos, serviços municipais, associações, tecido empresarial, meios de comunicação, etc., que devem complementar e enriquecer a educação formal.
Convencidos do enorme poder de transformação social da educação, reconhecemos e apoiamos o valioso trabalho educativo que realizam todos estes agentes na construção deste modelo de cidade. Com eles contribuímos para uma mudança de paradigma na educação.

Neste sentido, a Autarquia convida a comunidade educativa, o tecido associativo e a sociedade civil

a juntarem esforços para efetivar o Direito à Cidade Educadora: uma cidade que seja regida pela inclusão e a igualdade de oportu

nidades, pela justiça social, pela equidade, pela diversidade; uma cidade livre de todo o tipo de violência, que promova a democracia participativa, a convivência entre diferentes culturas, o diálogo entre gerações, a empatia, a cooperação, etc. Esta ambição responde aos Princípios plasmados no nosso roteiro: a Carta das Cidades Educadoras.

Só assim, somos capazes de articular uma grande rede local de agentes educativos em torno deste projeto compartilhado, conseguiremos converter o espaço urbano num espaço educador, onde, para além de facilitar o acesso a conhecimentos e saberes se transmitam valores e atitudes para que as pessoas possam desenvolver as suas capacidades e virem a ser agentes ativos no desenvolvimento das suas comunidades.

Como responsáveis políticos comprometemo-nos a criar espaços de encontro, diálogo, reflexão e decisão, onde estejam presentes as diferentes culturas e grupos sociais que integram a nossa sociedade com o objetivo de conseguir responder com êxito aos numerosos desafios que enfrentam os nossos municípios.

 

 

pdf  MANIFESTO - DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA 2017.pdf

 

          pdf  CARTA CIDADES EDUCADORAS.pdf

 

          pdf  MANIFESTO - DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA 2016.pdf

 

               DOSSIÊ (link) -   Princípio 6: Responsabilidade Partilhada  

 

         pdf  CIDADES EDUCADORAS - Atividades 30 novembro 2016.pdf

 

          pdf CIDADES EDUCADORAS - Dossiê imprensa 2016.pdf

 

2017 BoletimCidadesEducadoras n032 capa

 

           pdf boletim_32_rede portuguesa cidades educadoras

 

Mais boletins em:

www.edcities.org/rede-portuguesa/

 

 

 

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