Atividades / notícias

ICNF - Defesa da Floresta contra Incêndios

A sensibilização e informação dos cidadãos sobre os comportamentos de risco, que são responsáveis por incêndios, é uma das formas mais eficazes de reduzir o número de ignições e, por essa razão, um dos principais eixos do Programa Nacional de Redução de Ignições2019 icnf c incendios de Incêndio.

Dado que muitos dos incêndios rurais têm origem em atividades agrícolas e florestais, torna-se importante sensibilizar a população, bem como os agentes do mundo rural, designadamente, agricultores, produtores florestais, proprietários rurais, entre outros, para a necessidade de serem evitados comportamentos de risco, como o uso do fogo no campo ou de máquinas e alfaias agrícolas e florestais, especialmente nos dias de maior risco.

Como tal, a DRAPCentro disponibiliza no seu portal Internet, informação e materiais divulgativos, produzidos pelo ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sobre “Defesa da Floresta contra Incêndios”:

Folhetos do ICNF sobre DEFESA contra os INCÊNDIOS FLORESTAIS (formato pdf):

PORTUGAL CHAMA

No âmbito da campanha PORTUGAL CHAMA, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o Turismo de Portugal vêm por este meio partilhar os suportes informativos com recomendações de conduta para a prevenção de incêndios em Parques de Campismo, Festivais de Música e Rotas de Walking/Cycling (“portuguese trails”), sendo uns destinados aos gestores/promotores e outros dirigidos aos turistas.

Segurança Portuguese Trails Gestores Rotas PT 01

pdf  Segurança_Portuguese_Trails_Gestores_Rotas_PT.pdf

Segurança Portuguese Trails Turistas PT 01

pdf  Segurança_Portuguese_Trails_Turistas_PT.pdf

Segurança Parques Campismo Gestores PT 01

pdf  Segurança_Parques_Campismo_Gestores_PT.pdf

Segurança Parques Campismo Turistas PT 01

pdf  Segurança_Parques_Campismo_Turistas_PT.pdf

Segurança Festivais Música Promotores PT 01

pdf  Segurança Festivais Música Promotores PT.pdf

Segurança Festivais Música Turistas PT 01

pdf  Segurança_Festivais_Música_Turistas_PT.pdf

Queimas e Queimadas

De acordo com o estipulado nos artigos 27º e 28º, do Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho, na redação dada pelo Decreto-Lei nº 14/2019, de 21 de janeiro, é obrigatória a comunicação das queimas, sendo esta realizada através de uma plataforma.

Sempre que necessitar de realizar queima de amontoados e qualquer tipo de sobrante exploração deverá efetuar o registo da intenção na plataforma queimaqueimadas.

No caso de não conseguir efetuar o respetivo registo com sucesso, contacte a Câmara Municipal de Anadia (Gabinete Técnico Florestal e/ou serviço de taxas e licenças.

Registe a sua queima ou queimada na seguinte plataforma:  https://fogos.icnf.pt/queimasqueimadas

MANUAL

pdf Manual Plataforma Queimas Queimadas

gestão de combustíveis