Atividades / notícias

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2017/2018 - CADERNOS DE ATIVIDADES

A Câmara Municipal de Anadia vai assumir a totalidade dos custos relativos à aquisição dos cadernos de atividades, correspondentes aos manuais escolares adotados pelo Agrupamento de Escolas de Anadia, para todos os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) nas escolas da rede pública do concelho de Anadia.F PAREDES.B CENTRO ESCOLAR MS2014 D3S4878 det

Os encarregados de educação que pretendam usufruir desta medida, deverão dirigir-se ao balcão de atendimento, no hall de entrada dos Paços do Município de Anadia, até ao próximo dia 30 de novembro, a fim de procederem ao preenchimento de uma ficha de pedido de pagamento (também disponível aqui).

Na ocasião, deverão entregar:
- cópia do documento de compra dos cadernos de atividades (com os seus títulos discriminados),
- comprovativo do respetivo IBAN (para efeitos de transferência bancária).

CÂMARA DE ANADIA ATRIBUI 50 BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR

bolsas estudo

O executivo da Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua última reunião, realizada no passado dia 30 de agosto, a atribuição de 50 bolsas de estudo, no valor de mil euros cada, para apoiar os alunos do concelho que frequentem o ensino superior.
Esta medida, que integra o sistema de apoios sociais da Câmara Municipal de Anadia, prevê a comparticipação da frequência de cursos que confiram os graus académicos de licenciatura ou mestrado, ministrados em universidades, institutos politécnicos, institutos superiores e escolas superiores, públicos ou privados, nos termos do “Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo”, aprovado em 2014.
De recordar que no ano letivo 2016/2017, o executivo concedeu 30 bolsas de estudo. Com a atribuição de mais 20 bolsas, a Câmara Municipal de Anadia propõe-se aprofundar o papel que tem vindo a desempenhar enquanto promotora da coesão social e da igualdade de oportunidades, e, no caso concreto da juventude de Anadia, incentivar e proporcionar o acesso e a frequência do ensino superior a jovens cidadãos, residentes no concelho, cujas possibilidades financeiras sejam insuficientes.
Para efeitos da sua atribuição, considera-se elegível o estudante que esteja matriculado ou seja candidato à matrícula no ensino superior, em Portugal, e que, cumulativamente, resida no concelho de Anadia há mais de dois anos, tenha até 30 anos de idade (inclusive), faça prova de insuficiência económica do seu agregado familiar (nos termos do regulamento), não possua qualquer grau académico do ensino superior, esteja matriculado e inscrito, no mínimo, em 60% do número total de ECTS que formam o ano do curso que vai frequentar, e tenha apresentado previamente o requerimento de bolsa de estudo junto dos serviços de ação social da instituição onde se encontra matriculado.
O prazo de entrega das candidaturas decorre de 15 de setembro a 30 de outubro de 2017.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA

CENTRO QUALIFICA

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia tem por missão contribuir para melhorar os níveis de qualificação dos adultos. Assente numa estratégia que integra respostas educativas e formativas e instrumentos diversos, o Centro Qualifica promove a efetiva qualificação de adultos envolvendo uma rede alargada de parceiros.

A prática de itinerância permite um acesso facilitado aos meios rurais e ao tecido empresarial ajustando o funcionamento do Centro às necessidades do público-alvo. Disponibiliza, também, um horário assente na flexibilidade (laboral/pós laboral).
Direcionado, maioritariamente, para um público com uma faixa etária igual/superior a 18 anos, pretendemos afirmar-nos como uma referência numa rede que se quer capaz de adequar a oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho, atendendo à especifidade da nossa região.

A equipa é constituída por profissionais com larga experiência em educação e formação de adultos. Este facto permite-nos garantir que o serviço que iremos prestar à comunidade será altamente qualificado e atempado. Estamos preparados para o atendimento, orientação e encaminhamento para percursos de reconhecimento e de aprendizagem, com base nas reais necessidades da população e dos vários setores económicos, permitindo a certificação escolar, mas também a certificação profissional, de nível básico ou de nível secundário.

Numa região em que o analfabetismo continua preocupante e onde cerca de 55% da população jovem/adulta apresenta níveis de escolaridade inferiores ao 12ºano, a aposta na qualificação surge como uma estratégia determinante para aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos assim como promover maiores oportunidades de (re)inserção no mercado de trabalho do público desempregado ou à procura de 1º emprego.

Centro Qualifica - Agrupamento de Escolas de Anadia
Rua Almas das Domingas, 4