Atividades / notícias

PAGAMENTO DE CADERNOS DE ATIVIDADES DO 1º CEB

(ANO LETIVO 2019-2020)

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a Câmara Municipal de Anadia, na sua reunião de 31 julho, deliberou assumir a totalidade dos custos relativos à aquisição dos cadernos de atividades, correspondentes aos manuais escolares adotados pelo Agrupamento de Escolas de Anadia, para todos os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) nas escolas da rede pública do concelho de Anadia, no ano lNws 2019 248 0731 Educ CadActivetivo 2019/2020.

Esta medida vai abranger cerca de 765 alunos (172 do 1º ano, 185 do 2º ano, 191 do 3º ano e 217 do 4º ano), num investimento camarário que ronda os 28.000 euros.

De recordar que no ano letivo 2016/2017, o Ministério da Educação instituiu a gratuitidade dos manuais escolares no 1º ano do 1º CEB. Na ocasião, a Câmara Municipal de Anadia deliberou suportar, na totalidade, os custos relativos à ficha de pedido de pagamento aquisição dos manuais escolares para todos os alunos dos 2º, 3º e 4º anos de escolaridade da rede pública de ensino do concelho. No ano letivo 2017/2018, o Estado alargou a gratuitidade dos manuais aos restantes anos do 1º CEB nas escolas públicas, tendo o executivo anadiense decidido suportar os custos inerentes à aquisição dos cadernos de atividades, uma vez que o Ministério da Educação não assume tais encargos.

Com esta medida, a Câmara Municipal de Anadia pretende promover a igualdade de oportunidades no acesso universal à escola e o combate às diversas formas de exclusão social e escolar, criando condições para a realização de aprendizagens por parte de todos os alunos, e construindo uma escola mais inclusiva.

Os encarregados de educação que pretendam usufruir desta medida deverão dirigir-se aos Paços do Município de Anadia, ao Serviço de Educação - Ação Social Escolar, entre os dias 15 de agosto e 30 de novembro, a fim de entregarem os seguintes documentos:

- ficha de pedido de pagamento (devidamente preenchida),

- fatura de compra dos cadernos de atividades (com os seus títulos discriminados),

- comprovativo do respetivo IBAN (para efeitos de transferência bancária).

Ementas

Ementas servidas no Centro Escolar de Arcos

ementas1

Boletim - Rede Portuguesa das Cidades Educadoras

boletim 37 cidades educadoras PDF final 01

pdf  Boletim 37 - Rede Portuguesa das Cidades Educadoras

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA

CENTRO QUALIFICA

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia tem por missão contribuir para melhorar os níveis de qualificação dos adultos. Assente numa estratégia que integra respostas educativas e formativas e instrumentos diversos, o Centro Qualifica promove a efetiva qualificação de adultos envolvendo uma rede alargada de parceiros.

A prática de itinerância permite um acesso facilitado aos meios rurais e ao tecido empresarial ajustando o funcionamento do Centro às necessidades do público-alvo. Disponibiliza, também, um horário assente na flexibilidade (laboral/pós laboral).
Direcionado, maioritariamente, para um público com uma faixa etária igual/superior a 18 anos, pretendemos afirmar-nos como uma referência numa rede que se quer capaz de adequar a oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho, atendendo à especifidade da nossa região.

A equipa é constituída por profissionais com larga experiência em educação e formação de adultos. Este facto permite-nos garantir que o serviço que iremos prestar à comunidade será altamente qualificado e atempado. Estamos preparados para o atendimento, orientação e encaminhamento para percursos de reconhecimento e de aprendizagem, com base nas reais necessidades da população e dos vários setores económicos, permitindo a certificação escolar, mas também a certificação profissional, de nível básico ou de nível secundário.

Numa região em que o analfabetismo continua preocupante e onde cerca de 55% da população jovem/adulta apresenta níveis de escolaridade inferiores ao 12ºano, a aposta na qualificação surge como uma estratégia determinante para aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos assim como promover maiores oportunidades de (re)inserção no mercado de trabalho do público desempregado ou à procura de 1º emprego.

Centro Qualifica - Agrupamento de Escolas de Anadia
Rua Almas das Domingas, 4