Atividades / notícias

Dia Internacional da Cidade Educadora

2017.11.30 - Dia Internacional da Cidade Educadora

Um ano após a adesão do Município de Anadia à Associação Internacional de Cidades Educadoras, a autarquia alia-se, uma vez mais, à comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, reforçando o compromisso de humanizar, cooperar, dinamizar e formar em cooperação e para a comunidade.
Com base na nossa identidade, propomo-nos dar continuidade ao projeto partilhado, assente numa educação “de e para todos” ao longo da vida.
Neste sentido, Anadia reitera o Manifesto dos Autarcas da Associação Internacional de Cidades Educadoras.
Assim, em representação de todos os agentes e parceiros do Município de Anadia nesta missão, assumimos a continuidade da partilha de boas práticas, o diálogo entre gerações, e o zelo pelos princípios explanados na Carta das Cidades Educadoras.

Manifesto dos e das Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras

2017.11.30
Dia Internacional da Cidade Educadora

Manifesto dos e das Autarcas
da Associação Internacional das Cidades Educadoras

Manifestamos o nosso firme compromisso com o Direito à Cidade Educadora, como extensão do direito fundamental de todas as pessoas à educação e como veículo para tornar realidade outros direitos fundamentais. Entendemos

o Direito à Educação como promotor do desenvolvimento humano, social e económico das pessoas e dasCidade educadora comunidades e como elemento indispensável para atingir um desenvolvimento sustentável, uma cidadania ativa e uma paz duradoura.

Enquanto governos locais assumimos o nosso compromisso com a educação, uma educação inclusiva e de qualidade ao longo da vida, assegurando que este direito possa efetivar-se sem discriminação alguma e reforçando o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias.

Cabe também destacar as propostas educativas inovadoras, de âmbito não formal e informal ofereci

das por bibliotecas, museus, centros culturais, de saúde, desportivos, serviços municipais, associações, tecido empresarial, meios de comunicação, etc., que devem complementar e enriquecer a educação formal.
Convencidos do enorme poder de transformação social da educação, reconhecemos e apoiamos o valioso trabalho educativo que realizam todos estes agentes na construção deste modelo de cidade. Com eles contribuímos para uma mudança de paradigma na educação.

Neste sentido, a Autarquia convida a comunidade educativa, o tecido associativo e a sociedade civil

a juntarem esforços para efetivar o Direito à Cidade Educadora: uma cidade que seja regida pela inclusão e a igualdade de oportu

nidades, pela justiça social, pela equidade, pela diversidade; uma cidade livre de todo o tipo de violência, que promova a democracia participativa, a convivência entre diferentes culturas, o diálogo entre gerações, a empatia, a cooperação, etc. Esta ambição responde aos Princípios plasmados no nosso roteiro: a Carta das Cidades Educadoras.

Só assim, somos capazes de articular uma grande rede local de agentes educativos em torno deste projeto compartilhado, conseguiremos converter o espaço urbano num espaço educador, onde, para além de facilitar o acesso a conhecimentos e saberes se transmitam valores e atitudes para que as pessoas possam desenvolver as suas capacidades e virem a ser agentes ativos no desenvolvimento das suas comunidades.

Como responsáveis políticos comprometemo-nos a criar espaços de encontro, diálogo, reflexão e decisão, onde estejam presentes as diferentes culturas e grupos sociais que integram a nossa sociedade com o objetivo de conseguir responder com êxito aos numerosos desafios que enfrentam os nossos municípios.

pdf  MANIFESTO - DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA 2017.pdf

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA

CENTRO QUALIFICA

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia tem por missão contribuir para melhorar os níveis de qualificação dos adultos. Assente numa estratégia que integra respostas educativas e formativas e instrumentos diversos, o Centro Qualifica promove a efetiva qualificação de adultos envolvendo uma rede alargada de parceiros.

A prática de itinerância permite um acesso facilitado aos meios rurais e ao tecido empresarial ajustando o funcionamento do Centro às necessidades do público-alvo. Disponibiliza, também, um horário assente na flexibilidade (laboral/pós laboral).
Direcionado, maioritariamente, para um público com uma faixa etária igual/superior a 18 anos, pretendemos afirmar-nos como uma referência numa rede que se quer capaz de adequar a oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho, atendendo à especifidade da nossa região.

A equipa é constituída por profissionais com larga experiência em educação e formação de adultos. Este facto permite-nos garantir que o serviço que iremos prestar à comunidade será altamente qualificado e atempado. Estamos preparados para o atendimento, orientação e encaminhamento para percursos de reconhecimento e de aprendizagem, com base nas reais necessidades da população e dos vários setores económicos, permitindo a certificação escolar, mas também a certificação profissional, de nível básico ou de nível secundário.

Numa região em que o analfabetismo continua preocupante e onde cerca de 55% da população jovem/adulta apresenta níveis de escolaridade inferiores ao 12ºano, a aposta na qualificação surge como uma estratégia determinante para aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos assim como promover maiores oportunidades de (re)inserção no mercado de trabalho do público desempregado ou à procura de 1º emprego.

Centro Qualifica - Agrupamento de Escolas de Anadia
Rua Almas das Domingas, 4