Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

Notas de imprensa

Tamanho Letra:

 

 

“DOS 8 AOS 80, TUDO SE MOVIMENTA” EM ANADIA


 
“Dos 8 aos 80, tudo se movimenta”, projeto de promoção da atividade física organizado pela Câmara Municipal de Anadia, regressa no próximo dia 28 de abril, para mais uma edição que se prolonga até dia 16 de junho, animando as manhãs de domingo, entre as 10h00 e as 12h00.
Como é habitual, os jovens de todas as idades, mais ou menos atletas, estão convidados a participar nas diversas atividades deste projeto municipal que visaNws 2019 111 0428 Desp 8aos80 promover a criação de hábitos de atividade física e contribuir para o desenvolvimento de um estilo de vida mais ativo e saudável.
A primeira sessão, agendada para o dia 28 de abril, tem lugar na Praça da Juventude, em Anadia, e propõe uma aula de zumba e uma caminhada.
O Pavilhão de Desportos de Anadia vai acolher as duas sessões seguintes, nos dias 5 e 12 maio, com os participantes a serem convocados para um treino funcional, seguido de caminhada, e para um “Soft Trail”, respetivamente. A sessão do dia 5, que comemora o Dia da Mãe, tem início às 9h30, excecionalmente.
No dia 19 de maio, “Dos 8 aos 80” vai até às Termas de Vale da Mó, para um percurso pedestre com uma extensão de cerca de 5 km. No domingo seguinte, dia 26, o evento regressa ao Pavilhão de Desportos de Anadia para uma aula de Pilates.
As sessões do mês de junho, nos dias 2, 9 e 16, realizam-se na Praça da Juventude, em Anadia. No primeiro domingo do mês haverá “BootCamp”, e o segundo terá “Fitness”, seguido de caminhada. Esta esta edição do evento encerrará no dia 16, com um passeio de cicloturismo, que terá partida e chegada na Praça da Juventude, e um percurso de aproximadamente 10 km.
“Dos 8 aos 80, tudo se movimenta” tem todos os ingredientes para ajudar a combater o sedentarismo e a obesidade, e ocupar os tempos livres de uma forma mais saudável e alegre. Como habitualmente, os participantes deverão munir-se de equipamento desportivo adequado.

 

 

MERCADO DE VILARINHO DO BAIRRO ABRE AO PÚBLICO

 


Investimento do Município de Anadia ronda o milhão e meio de euros

A Câmara Municipal de Anadia vai proceder à apresentação e abertura das novas instalações do Mercado de Vilarinho do Bairro no próximo dia 25 de abril, pelas 13h30. Contudo, a sua entrada em pleno funcionamento, acontecerá no domingo, dia 28, com a realização da primeira feira e mercado no novo espaço. ONws 2019 110 0425 ObMun MercVB investimento total, rondou o milhão e meio de euros, suportado na íntegra pelo orçamento camarário.
O projeto foi elaborado por forma a atribuir uma nova configuração e organização à infraestrutura, tendo sido criado um espaço polivalente, nomeadamente para mercado, feiras e outros eventos ao ar livre, com vista a melhorar as condições da atividade comercial ali realizada.
Pretendeu-se, acima de tudo, que a infraestrutura seja mais funcional, tendo, para tal, sido criada uma malha de arruamentos mais densa, que possibilitará a melhoria da circulação dos vendedores e do público em geral.
Por outro lado, o Mercado de Vilarinho do Bairro fica dotado de boas acessibilidades e de um parque de estacionamento com cerca de 300 lugares, nove dos quais para pessoas com mobilidade reduzida.
O recinto da feira tem várias entradas, devidamente sinalizadas e com informações aos seus utilizadores. No seu interior, haverá sinalética adequada para que as pessoas possam identificar em que zona se encontram, bem como orientações sobre as várias áreas comerciais, desde talhos, peixarias, venda de legumes, frutas, doces, zona de restauração, e instalações sanitárias, entre outras áreas de apoio.
A vertente ambiental não foi esquecida e os feirantes e utilizadores do mercado terão ao seu dispor, espalhados pelo recinto, vários ecopontos. O município pretende, desta forma, sensibilizar as pessoas para as boas práticas ambientais, no sentido de colaborarem na separação do lixo, contribuindo, assim, para minimizar os encargos na limpeza do mercado, mas, sobretudo, para criar um ambiente mais sustentável e um espaço mais digno e asseado, para que Anadia seja um “Município mais Verde”.
A Câmara Municipal de Anadia e a Junta de Freguesias de Vilarinho do Bairro agradecem a boa compreensão de todos os munícipes e feirantes pelos transtornos causados durante o período da empreitada desta nova infraestrutura.

 

 

CPCJ DE ANADIA SENSIBILIZA PARA OS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

 

 

Nws 2019 109 0430 AS CPCJ

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Anadia desafiou as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Anadia a conceberem, de forma criativa, um laço azul para assinalarem “Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”.
Os trabalhos realizados, com recurso a materiais reciclados, encontram-se expostos, até ao final do corrente mês, em cada uma das escolas, e em vários espaços municipais, como a Biblioteca Municipal, os Paços do Município, o Centro Cultural de Anadia, e o Museu do Vinho Bairrada.
Está também agendada, para o próximo dia 30 de abril, mais uma ação de sensibilização para assinalar esta causa. Assim, pelas 14h00, na Escola Básica e Secundária de Anadia, os alunos são convidados a formar um “laço azul humano”.
Desde o início do século XXI, que abril é, em muitos países, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. O objetivo é alertar e sensibilizar para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.

 

 

 

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ANADIA EM CONSULTA PÚBLICA

 


O projeto de Regulamento do Orçamento Participativo do Município de Anadia (OPMA) encontra-se em consulta pública, desde o dia 10 de abril, e por um período de 30 dias, para recolha de sugestões dos interessados.
O OPMA estabelece os princípios técnicos, a metodologia e as regras de operacionalização aplicáveis à criação e desenvolvimento do orçamento. Trata-se de um instrumento destinado a promover a participação da população nas decisões estratégicas do município e na gestão de parte dos recursos públicos disponíveis,Nws 2019 108 0410 CMA OPMA adequando as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas das pessoas. Pretende-se mobilizar todas as energias da comunidade nas mais diversas áreas, rentabilizando todo o capital de conhecimento dos cidadãos e promover o direito de participação, "aprofundando a democracia participativa" a que alude o artigo 2.º da Constituição da República Portuguesa.
Um dos benefícios inequívocos do OPMA é a possibilidade de a população ser escutada, permitindo que esta possa eleger os projetos de acordo com os seus interesses e necessidades diretas.
Assim, os interessados poderão, até 27 de maio próximo, apresentar as suas sugestões por escrito, dirigidas à Presidente da Câmara Municipal de Anadia, entregando-as pessoalmente nos serviços da Câmara Municipal de Anadia, ou remetendo-as por via eletrónica, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou, ainda, por via postal, para o endereço Câmara Municipal de Anadia, Apartado 19, 3781-909 Anadia.
O projeto do OPMA encontra-se publicado em https://dre.pt/application/file/a/122063288.

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE ANADIA APROVA RELATÓRIO E CONTAS DE 2018

 

 

O Relatório e Contas do Município de Anadia, referentes ao ano de 2018, foram analisados pelo executivo municipal na sua reunião extraordinária do passado dia 11 de abril, tendo sido objeto de aprovação por maioria, com a abstenção do vereador do PSD.
Demonstrando elevados graus de execução, o exercício de 2018 assentou numa estratégia de continuidade, tendo como objetivo a melhoria contínua eNws 2019 107 0411 CMA R&Contas sustentada do concelho de Anadia, de forma a proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos, empresas, associações, e demais entidades oficiais e particulares.
O documento demonstra, à semelhança do ano transato, uma elevada taxa de execução orçamental, um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP), e uma diminuição do endividamento bancário. Acresce ainda o facto de, a nível económico-financeiro, a Câmara Municipal de Anadia ter indicadores bastante sólidos e com tendência de crescimento ao longo dos últimos anos.
A execução orçamental da receita foi de 90,1%, enquanto que a da despesa de 82,02%. No que respeita às GOP, a execução situou-se nos 74,32%. Há ainda a registar a diminuição do endividamento bancário em 1,104 milhões de euros o que, por outro lado, aumenta a disponibilidade para o município poder aceder a outros instrumentos financeiros de apoio ao investimento.
De realçar que as funções das GOP com maiores montantes comprometidos foram as sociais e as económicas, mostrando, por um lado, a preocupação do executivo em melhorar as infraestruturas sociais do concelho e, por outro, a preocupação com o setor económico como alavanca para o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo.
São patentes os excelentes indicadores económico-financeiros registados, especialmente ao nível da solvabilidade e da autonomia financeira, chegando inclusivamente a melhorar face ao ano 2017, o que demonstra uma boa saúde e gestão financeira do da autarquia.
O resultado líquido, apesar de negativo em 1,330 milhões de euros, é o resultado do investimento e do apoio social e económico-financeiro realizados junto das famílias e diversas entidades, no intuito de melhorar o concelho de Anadia e de proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos, bem como dos valores de amortização face aos investimentos de capital realizados.
Por outro lado, a prestação de contas tem como saldo de gerência o montante de 1.987.109,03 euros, que será distribuído na primeira revisão orçamental, reforçando as dotações e novas rubricas para o orçamento de 2019, assumindo igualmente os respetivos compromissos plurianuais.
O documento vai ser agora submetido à Assembleia Municipal de Anadia, para discussão e aprovação, em reunião agendada para o próximo dia 29 de abril.

 

 

“JOGOS SEM FRONTEIRAS” DE ANADIA REÚNEM JOVENS E SENIORES

 


Centro Social de Avelãs de Cima e Misericórdia de Sangalhos foram os vencedores

O Pavilhão de Desportos de Anadia acolheu, nos passados dias 11 e 12 de abril, a primeira edição dosNws 2019 106 0411 AS Jogos “Jogos Sem Fronteiras de Idades”, que envolveu cerca de 500 participantes, entre crianças, idosos, e pessoas com incapacidade intelectual e desenvolvimental, de 17 instituições particulares de solidariedade social do concelho.
Os vencedores do primeiro dia foram o Centro Social de Avelãs de Cima, com dois jogos ganhos, e o Centro Paroquial da Moita, com um. No segundo dia, a Misericórdia da Freguesia de Sangalhos venceu dois jogos e o Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores um jogo. A todas as equipas foi entregue uma taça de participação.
Muita alegria e boa disposição foram os ingredientes desta atividade, integrada no plano de ação de 2019 da Rede Social de Anadia. O evento pretendeu proporcionar momentos de socialização e de convívio entre diferentes gerações, que frequentam as diferentes respostas sociais das instituições sociais do concelho, bem como a partilha de experiências “no brincar” e a coesão de laços entre os mais jovens e os seniores.
A atividade foi desenvolvida em dois dias, permitindo dividir as instituições e reduzir o número de participantes nos jogos, com o objetivo de proporcionar maior qualidade na interação entre participantes.

 

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

dia 11 abril
APPACDM
Casa do Povo de Amoreira da Gândara
Centro Social, Cultural e Recreativo de Poutena
Centro Social, Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima
Centro Social Nossa Senhora do Ó de Aguim
Centro Social e Paroquial da Moita de Anadia
Bem-Me-Quer
Belorizonte
Hotel Sénior da Curia

dia 12 de abril
Associação Social de Avelãs de Caminho
Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros
Centro de Bem-Estar Social da Freguesia de Tamengos
Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro
Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores
Centro Social, Recreativo e Cultural de Pedralva
Misericórdia da Freguesia de Sangalhos
Club de Ancas

 

 

CARTA EDUCATIVA DO MUNICÍPIO DE ANADIA EM REVISÃO

 

 

A revisão da Carta Educativa do Município de Anadia já se encontra em andamento, tendo a primeira reunião de trabalho ocorrido no passado dia 11 de abril, nos Paços do Município de Anadia. Nws 2019 105 0411 Educ CartaEd
Esta revisão visa o acompanhamento e a atualização das dinâmicas ocorridas no sistema educativo e a sua adequação à realidade, de modo a apoiar a conceção de estratégias da política educativa para Anadia.
Na reunião, a empresa responsável pela revisão do documento fez a apresentação dos princípios, objetivos e sugestões que deverão responder, de forma consistente e realista, aos desafios e necessidades do desenvolvimento educativo do concelho.
De recordar que a atual Carta Educativa do Município de Anadia foi homologada pelo Ministério da Educação em fevereiro de 2008. Decorrido este tempo, impõe-se a revisão do documento para efeitos do cumprimento de disposições legais e para corrigir a desconformidade verificada entre a atual oferta e a proposta de rede plasmada no documento.
A natural evolução socioeconómica ocorrida nos últimos anos e o conjunto de alterações verificado no Sistema Educativo, nomeadamente em matéria de oferta da componente socioeducativa e das várias respostas no âmbito da ação social escolar, são outros fatores que concorrem para a necessidade de atualização e de adequação do documento em vigor.
A carta educativa tem por objeto a identificação, a nível municipal, dos edifícios e equipamentos educativos, e respetiva localização geográfica, bem como das ofertas educativas da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário da educação escolar, incluindo as suas modalidades especiais de educação, e da educação extraescolar.

 

 

ANADIA COMEMORA “REVOLUÇÃO DE ABRIL”

 

 

O Município de Anadia vai assinalar o 45.º aniversário da “Revolução de Abril” com um programa sociocultural que decorrerá de 23 de abril a 4 de maio, e que junta eventos promovidos pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal de Anadia.
Uma exposição e um debate marcam a abertura das comemorações. Cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril, e patente na Biblioteca Municipal de Anadia, a mostra “Uma revolução em marcha” reúne algumas imagens das movimentações militares do 25 de abril de 1974, captadas em Lisboa pelo fotógrafo Alfredo Cunha. Esta exposição poderá serNws 2019 101 0425 Cult 25Abril visitada durante todo o período das comemorações, ou seja, de 23 de abril a 4 de maio, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira, e no mesmo horário, mas com encerramento às 17h00, aos sábados.
No dia 23 de abril, pelas 14h30, o Cineteatro Anadia acolhe mais uma edição de “O 25 de abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens”, um encontro intergeracional que pretende suscitar o debate entre alunos das escolas do concelho e cidadãos que, em idade adulta, viveram sob o regime do Estado Novo e testemunharam os acontecimentos da revolução de 1974.
No dia 25 de abril realizar-se-á a habitual sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia, que, tal como em 2018, terá como palco a Praça do Município, em Anadia. A receção às entidades e convidados ocorrerá pelas 9h15, dando lugar aos cumprimentos à Guarda de Honra, dez minutos depois. A cerimónia do hastear das bandeiras, execução do Hino Nacional e uma solta de pombos estão agendadas para as 9h35, seguindo-se, pelas 9h45, a sessão do órgão deliberativo do Município de Anadia.
Paralelamente, terá início, pelas 9h45, também em Anadia, o evento “Na Rota do Poder Local”, que reunirá veículos de duas rodas (bicicletas, ciclomotores e motociclos), automóveis antigos e “jipes”. Após a concentração no Vale Santo, este conjunto de veículos levará elementos de associações socioculturais e desportivas do concelho numa breve viagem pelas 10 freguesias e uniões de freguesia de Anadia, rumo ao Mercado de Vilarinho do Bairro, onde, a partir das 13h30, terá lugar um convívio popular.
    O programa prossegue no dia seguinte, 26 de abril, pelas 21h30, no Cineteatro Anadia, com a palestra “O 25 de abril e a democracia em Portugal”, que terá como oradores Jorge Lacão, deputado do PS e vice-presidente da Assembleia da República, Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM), e José Manuel Pavão, ex-presidente da Assembleia Municipal de Mirandela e presidente fundador da ANAM.
No sábado, 27 de abril, no mesmo local e à mesma hora, tem início o Festival Sentir Anadia, que abre com o espetáculo “JAM – Especial Zeca Afonso”. Neste concerto, organizado pelo Club de Ancas e a Associação Cultural e Recreativa Cerca - S. Pedro, participam o grupo InCantus - Tocares e Cantares da Freguesia de Avelãs de Cima, Rob’s Angels, Four2one, e The Founders, que são convidados a interpretar, para além do seu repertório, temas de Zeca Afonso. O espetáculo contará ainda com a participação especial da Viti Students Band. O Festival Sentir Anadia é um evento que envolve as associações culturais do concelho, e cujo programa integra quatro espetáculos distintos, a realizar até novembro próximo.
Serão Vitorino e o duo Cordis a encerrar o programa de eventos previstos para o Cineteatro Anadia, com um concerto no dia 30 de abril, terça-feira, também pelas 21h30. A voz do Vitorino surgirá embalada pelo diálogo de cordas entre os dois instrumentos de Cordis: o piano e a guitarra portuguesa. O pianista Paulo Figueiredo e o guitar¬rista Bruno Costa exploram a riqueza harmónica e rítmica dos seus instrumentos, numa fusão de raízes e moderni¬dade, tradição e inovação, ajudando a criar o envolvimento perfeito para canções como “Queda do Império”, “Leitaria Garret”, ou “Menina estás à janela”, entre tantas outras. Os ingressos já se encontram à venda e podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 23h00, estando igualmente disponíveis na bilheteira online - BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL. O bilhete tem o custo de oito euros, estando reservado um desconto de 50% aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior.

 

 

ANADIA CAPITAL DO ESPUMANTE” COM CARTAZ DE LUXO

 

Xutos & Pontapés, José Cid, Amor Electro, Áurea, David Carreira e Mayra Andrade


Xutos & Pontapés, José Cid, Amor Electro, Áurea, David Carreira, e a cabo-verdiana Mayra Andrade são os cabeças-de-cartaz de “Anadia CapitalNws 2019 098 0622 Cult FVV do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho” 2019, que irá decorrer, entre os dias 22 e 30 de junho, no Vale Santo, na cidade de Anadia.
Pelo palco principal vão ainda passar Os Quatro e Meia, Meninos da Sacristia, e Xana Toc Toc. O certame termina com o desfile e atuação das tradicionais Marchas Populares. No recinto do Vale Santo, haverá também um palco secundário dedicado aos grupos do concelho.
Um dos objetivos de “Anadia Capital do Espumante” é dar a conhecer o que de melhor se faz no sector vitivinícola, e, para tal, os néctares da Bairrada vão ter um espaço próprio para que os produtores/engarrafadores aí possam promover e divulgar os seus produtos.
Uma das novidades desta edição é a candidatura do certame a “Sê-lo Verde 2019”, o que vai implicar, obrigatoriamente, a introdução de algumas regras de âmbito ambiental, como a adoção de copos reutilizáveis e a não utilização de plástico – o objetivo é que este tipo de material seja banido da feira.
Por outro lado, e à semelhança do que aconteceu em 2018, o certame volta a ter a classificação de Ecoevento, na sequência de um protocolo com a ERSUC, que tem como objetivo incentivar a redução das quantidades de resíduos produzidos durante a feira. A separação de embalagens e a recolha seletiva e encaminhamento, para reciclagem, das quantidades recolhidas serão ações contempladas nesta iniciativa.
Os bilhetes têm um custo de dois euros, sendo que, no último dia, 30 de junho, a entrada é gratuita. Os portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior têm um desconto de 50 por cento.

 

Cartaz de animação (palco principal):

- José Cid e Sara Santini – dia 22 de junho

- Amor Electro - dia 23 de junho

- Os Quatro e Meia - dia 24 de junho

- Meninos da Sacristia convidam Luís Portugal - dia 25 de junho

- Mayra Andrade - dia 26 de junho

- Áurea - dia 27 de junho

- David Carreira e DJ Ride - dia 28 de junho

- Xutos & Pontapés - dia 29 de junho

- Xana Toc Toc – dia 30 de junho (tarde)

- Marchas Populares – dia 30 de junho (noite)

 

 

ANADIA WINE RUN” CORRE-SE EM JUNHO

 


Inscrições a decorrer

A “Anadia Wine Run” está de volta para mais uma edição, que acontecerá no próximo dia 23 de junho, com a partida a ser dada pelas 9h00, no Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR) / Velódromo Nacional, em Sangalhos. O evento é organizado pelo Município de Anadia, em parceriaNws 2019 097 0623 Desp WineRun com a Associação Desportiva Recreativa (ADR) 4 Estações.
Esta prova de atletismo na natureza vai proporcionar aos participantes a oportunidade de percorrerem caminhos, em terreno misto, através de quintas e de vinhas do concelho de Anadia. A corrida será disputada nas distâncias de 23, 15 e 10 km, com a possibilidade de esta última ser feita a caminhar, não sendo, por isso, objeto de cronometragem ou classificação.
Anunciado como sendo “muito mais do que uma corrida”, o evento brindará os atletas com abastecimentos temáticos, paisagens deslumbrantes e quilómetros de diversão. Quem cruzar a meta, também no CAR, será recompensado “à moda da Bairrada”, ou seja, com garrafa de espumante, pão com leitão e medalha.
A realização de mais esta edição do evento foi ditada pelo enorme sucesso da primeira corrida, disputada, em maio de 2018, por cerca de um milhar de atletas, oriundos de vários pontos do país. Desta vez, a “Anadia Wine Run” integra o programa do certame “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho”, que decorre na cidade de Anadia, de 22 a 30 de junho.
Como novidade para a edição de 2019, e na sequência de um protocolo firmado com a ERSUC, a “Anadia Wine Run” terá a classificação de “EcoEvento”, constituindo-se como exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade.
As inscrições encontram-se a decorrer e devem ser efetuadas através do website anadiawinerun.wordpress.com, dando direito a dorsal, t-shirt e seguro. O limite de participantes é de 200 e de 500 nas corridas de 23 e de 15km, respetivamente, e de 300 na caminhada.

 

 

VITORINO & CORDIS NO CINETEATRO DE ANADIA

 

Vitorino e o duo Cordis vão subir ao palco do Cineteatro Anadia, no dia 30 de abril, pelas 21h30, para um concerto integrado no programa com que o Município de Anadia assinala o 45.º aniversário da revolução de abril.Nws 2019 094 0430 Cult VitCord
Vulto incontornável da música portuguesa, Vitorino é autor de inúmeras canções que fazem parte do imaginário de todos, portador de uma identidade muito própria, moldada por uma vida de poemas cantados, sejam eles politicamente comprometidos ou “apenas” belos escritos amorosos.
Nesta noite, a voz do Vitorino surge embalada pelo “diálogo” de cordas entre os dois instrumentos do Cordis, o piano e a guitarra portuguesa. O pianista Paulo Figueiredo e o guitarrista Bruno Costa exploram a riqueza harmónica e rítmica dos seus instrumentos, numa fusão de raízes e modernidade, tradição e inovação, ajudando a criar o envolvimento perfeito para canções como “Queda do Império”, “Leitaria Garret”, ou “Menina estás à janela”, entre tantas outras.
Os bilhetes podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 22h00, e no dia do espetáculo, a partir das 14h00. O ingresso tem o custo de oito euros, estando reservado um desconto de 50% aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior. Os bilhetes estão também disponíveis na bilheteira online - BOL (www.bol.pt), CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL.

 

 

ANADIA COM CINCO CANDIDATOS ÀS “7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL”

 


Bairradinos”, “Fanecos”, “Aletria do Mugasa”, “Barriga de Freira” e “Amores da Curia” foram os cinco doces submetidos pelo Município de Anadia ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”.
Na categoria de “Doces Inovação”, foram apresentados os “Bairradinos”, com a forma de uma rolha de espumante e feitos com espumante Bairrada, amêndoa, ovos e açúcar, e os “Fanecos”, um bolo de massa fofa de noz, recheado com ovos moles, decorado com nozes e polvilhado com açúcar em pó.
Na categoria de “Doce de Colher e Doce à Fatia”, os candidatos são a “Aletria do Mugasa”, confecionada com massa de aletria fina, açúcar, ovos, manteiga deNws 2019 090 0307 Tur 7MDoces vaca, casca de limão, água e polvilhada com canela, e a “Barriga de Freira”, confecionada manualmente num tacho de cobre, em cima de calor, com açúcar, ovos e manteiga de vaca.
Na categoria de “Doce de Território” encontram-se os “Amores da Curia”, pastéis de massa folhada muito fina recheados com ovos moles e polvilhados com açúcar pilé.
A nível nacional, foram submetidas 907 candidaturas. Depois de Lisboa, com 69 propostas, os distritos de Aveiro e Coimbra, com 63 e 62, respetivamente, foram os que mais propostas apresentaram.
O período para apresentação de candidaturas decorreu entre 7 de novembro de 2018 e 7 de março último. Agora, um painel de especialistas vai escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, e, em seguida, esse mesmo painel reduzirá esse número para sete, sendo a lista tornada pública no próximo dia 7 de abril. Em julho e agosto, serão realizadas as eliminatórias regionais, no âmbito das quais as 140 candidaturas finalistas serão sujeitas a votação pública ao longo de 20 programas a transmitir pela RTP. Aos 20 doces mais votados juntar-se-ão outros oito, eleitos por um Grande Júri, e todos disputarão as meias-finais nos dias 24 e 31 de agosto.
As “7 Maravilhas Doces de Portugal” serão eleitas de entre os 14 finalistas apurados, através da votação feita pelos portugueses. A eleição será realizada durante a Gala Finalíssima, agendada para 7 de setembro e com transmissão em direto pela RTP1.

 

 

Notas de Imprensa

 

 

 

Notas de Imprensa - 2019

 

2019

 

pdf   Nws_2019_111_0428_Desp_8aos80_press

 

pdf   Nws_2019_110_0425_ObMun_MercVB_press

 

pdf  Nws_2019_109_0430_AS_CPCJ_press

 

pdf   Nws_2019_108_0410_CMA_OPMA_press

 

pdf   Nws_2019_107_0411_CMA_R&Contas_press

 

pdf   Nws_2019_106_0411_AS_Jogos_press

 

pdf   Nws_2019_105_0411_Educ_CartaEd_press

 

pdf   Nws_2019_104_0405_AS_ADSang_press

 

pdf   Nws_2019_103_0405_ProtCiv_Bomb_press

 

pdf   Nws_2019_102_0413_Desp_Esgrima_press

 

pdf   Nws_2019_101_0425_Cult_25Abril_press

 

pdf   Nws_2019_100_0401_Educ_Teat_press

 

pdf   Nws_2019_099_0404_Empreend_Fisc_press

 

pdf   Nws_2019_098_0622_Cult_FVV_press

 

pdf   Nws_2019_097_0623_Desp_WineRun_press

 

pdf   Nws_2019_096_0403_ObMun_ZIAvCam_press

 

pdf   Nws_2019_095_0326_Educ_MuseuEsc_press

 

pdf   Nws_2019_094_0430_Cult_Vit&Cord_press

 

pdf   Nws_2019_093_0328_AS_RedeSoc_press

 

pdf   Nws_2019_092_0328_Desp_UCI_press

 

pdf   Nws_2019_091_0405_Cult_MGameiro_press

 

pdf   Nws_2019_090_0307_Tur_7MDoces_press

 

pdf   Nws_2019_089_0329_ObM_AbastAg_press

 

pdf   Nws_2019_088_0320_Urb_Reab_press

 

pdf    Nws_2019_087_0326_Educ_CETam_press

 

pdf    Nws_2019_086_0405_Empreend_SSugarFest_press

 

pdf    Nws_2019_085_0323_Desp_MediaC_press

 

pdf    Nws_2019_084_0330_Cult_Teatro_press

 

pdf    Nws_2019_083_0325_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_082_0321_Amb_DArv_press

 

pdf    Nws_2019_081_0320_CMA_OPMA_press

 

pdf    Nws_2019_080_0321_BMA_Poesia_press

 

pdf    Nws_2019_079_0320_CMA_Subsid_press

 

pdf    Nws_2019_078_0321_AS_ArtcVida_press

 

pdf    Nws_2019_077_0313_Empreend_PWein_press

 

pdf    Nws_2019_076_0306_Educ_Coz_press

 

pdf    Nws_2019_075_0408_Educ_Férias_press

 

pdf    Nws_2019_074_0404_Empreend_Fisc_press

 

pdf    Nws_2019_073_0323_Desp_MediaCup-final_press

 

pdf    Nws_2019_072_0313_Tur_BTL_press

 

pdf    Nws_2019_071_0321_MVB_Amalia_press

 

pdf    Nws_2019_070_0306_Desp_Ciclismo_press

 

pdf    Nws_2019_069_0318_BMA_Poesia_press

 

pdf    Nws_2019_068_0314_AS_BenefSoc_press

 

pdf    Nws_2019_067_0306_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_066_0311_AS_CSenior_press

 

pdf    Nws_2019_065_0311_BMA_Letras_press

 

pdf    Nws_2019_064_0306_AS_BolsasEst_press

 

pdf    Nws_2019_063_0311_Desp_PercPed_press

 

pdf    Nws_2019_062_0225_Empreend_Vin_press

 

pdf    Nws_2019_061_0319_MVB_MasterC_press

 

pdf    Nws_2019_060_0306_Amb_ProjEd_press

 

pdf    Nws_2019_059_0317_Desp_Ginast_press

 

pdf    Nws_2019_058_0313_Tur_BTL_press

 

pdf    Nws_2019_057_0304_MVB_ACunha_press

 

pdf    Nws_2019_056_0228_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf    Nws_2019_055_0228_AMA_Compet_press

 

pdf    Nws_2019_054_0227_AS_UMA_press

 

pdf    Nws_2019_053_0308_Cult_CRoseta_press

 

pdf    Nws_2019_052_0430_Amb_Educ_press

 

pdf    Nws_2019_051_0301_Amb_Queim_press

 

pdf    Nws_2019_050_0222_BMA_CIL-FM_press

 

pdf    Nws_2019_049_0219_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_048_0221_Urb_ParqUrb_press

 

pdf    Nws_2019_047_0408_Desp_Ferias_press

 

pdf    Nws_2019_046_0430_MVB_Expo_press

 

pdf    Nws_2019_045_0220_Educ_EBMogof_press

 

pdf    Nws_2019_044_0211_Empreend_ICT_press

 

pdf    Nws_2019_043_0215_Vin_GrEscolhas_press

 

pdf    Nws_2019_042_0222_Amb_GNR-Floresta_press

 

pdf    Nws_2019_041_0214_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf    Nws_2019_040_0214_CMA_Compet_press

 

pdf    Nws_2019_039_0214_Empreend_Nat_press

 

pdf    Nws_2019_038_0311_Patrim_Hasta_press

 

pdf    Nws_2019_037_0209_Amb_EcoParque_press

 

pdf    Nws_2019_036_0223_Desp_Minifut_press

 

pdf    Nws_2019_035_0208_AS_UMAAnd_press

 

pdf   Nws_2019_034_0302_BMA_LetrasPrimav_press

 

pdf    Nws_2019_033_0219_MVB_MasterClass4_press

 

pdf    Nws_2019_032_0228_MVB_AuroraC_press

 

pdf    Nws_2019_031_0222_BMA_CIL_press

 

pdf    Nws_2019_030_0206_Empreend_Invest_press

 

pdf    Nws_2019_029_0309_Cult_ConcPrimav_press

 

pdf    Nws_2019_028_0206_AS_ApNat_press

 

pdf   Nws_2019_027_0209_Desp_TPPista_press

 

pdf   Nws_2019_026_0129_Assoc_EscutAvCim_press

 

pdf   Nws_2019_025_0209_Amb_EcoParque_press

 

pdf   Nws_2019_024_0130_AM_Compet_press

 

pdf   Nws_2019_023_0130_Just_TribAnd_press

 

pdf   Nws_2019_022_0330_Cult_Teat_press

 

pdf   Nws_2019_021_0130_AS_Volunt_press

 

pdf   Nws_2019_020_0202_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_019_0215_Patrim_Hastas_press

 

pdf   Nws_2019_018_0124_Empreend_Invest_press

 

pdf   Nws_2019_019_0215_Patrim_Hastas_press

 

pdf   Nws_2019_016_0122_Empreend_ICT_press

 

pdf   Nws_2019_015_0218_Urb_ReabUrb_press

 

pdf   Nws_2019_014_0218_Amb_PMDFloresta_press

 

pdf   Nws_2019_013_0116_CMA_Compet_press

 

pdf   Nws_2019_012_00112_Desp_Columb_press

 

pdf   Nws_2019_011_0117_OP_Obras_press

 

pdf   Nws_2019_010_0118_Desp_And2020_press

 

pdf   Nws_2019_009_0119_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_008_0111_Natal_Sorteio_press

 

pdf   Nws_2019_007_0110_Empreend_OE2019_press

 

pdf   Nws_2019_006_0209_Cult_Teatro_press

 

pdf   Nws_2019_005_0102_Educ_BEstud_press

 

pdf   Nws_2019_004_0103_Desp_NCicB_press

 

pdf   Nws_2019_003_1228_Desp_Basquet_press

 

pdf   Nws_2019_002_0105_Desp_Ciclismo_press

 

pdf   Nws_2019_001_1219_Amb_Anim_press

 

 

 

 

end faq

 

 

 

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn