Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

Notas de imprensa

Tamanho Letra:

 

RANCHO DE VILARINHO DO BAIRRO DANÇA NAS TERMAS DA CURIA

 

 

2017.08.19
"Anadia - Paixão pela Vida" - Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro
21h30
Curia > Parque das Termas

 

RANCHO DE VILARINHO DO BAIRRO DANÇA NAS TERMAS DA CURIA

 

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro vai animar o Parque das Termas da Curia, na noite do próximo sábado, 19 de agosto, a partir das 21h30, no âmbito de “Curia – Paixão pela Vida”, o cartaz de animação da estância termal promovido pela Câmara Municipal de Anadia.Nws 2017 136 0819 Cult Curia RanchoVB press

Desde meados dos anos 90 que este rancho leva a todo o país e ao estrangeiro os nomes de Vilarinho do Bairro, de Anadia e da Bairrada, divulgando os usos e costumes da freguesia, do concelho e da região.

A animação da Curia prolonga-se até setembro e faz parte da agenda “Anadia – Animação de Verão”, promovida pela Câmara Municipal de Anadia, que contempla ainda a programação das “Quintas no Museu” e de “Às Sextas na Praça”.

De recordar que, pela Curia, já passaram, na animação deste ano, a Orquestra Desigual da Bairrada, Gonçalo Tavares e Luís Represas, as Marchas Populares, o Rancho Folclórico de Óis do Bairro “Olhitos da Bairrada”, o Grupo Folclórico da Pedralva e o Grupo Folclórico de Paredes do Bairro.

A animação prossegue no dia 26 de agosto, sábado, no Parque das Termas, com a atuação do Grupo Incantus, da Cerca - S. Pedro, da freguesia de Avelãs de Cima.

A entrada é livre.

 

 

NOITE DE FADO EM ANADIA, COM DINA PINTO

 

 

2017.08.18
"Às Sextas na Praça" > Dina Pinto (fado)
22h00
Anadia > Praça da Juventude

 

 

NOITE DE FADO EM ANADIA, COM DINA PINTO

 

 

A fadista Dina Pinto é a próxima convidada do projeto “Às Sextas na Praça”, promovido pela Câmara Municipal Anadia, e canta no dia 18 de agosto,Nws 2017 135 0818 Cult 6F Fado a partir das 22 horas, na Praça da Juventude, na sede do concelho.

Natural de Anadia, Dina Pinto iniciou a sua carreira como cantora em grupos de jovens, bandas de bares e de animação de eventos. A sua paixão pelo Fado despontou há cerca de uma década, quando gravou algumas composições para uma editora. A partir daí “emergiu um interesse em conhecer melhor este estilo tão português e uma vontade de interpretar novos temas e de partilhar esta paixão com o público”.

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Anadia, que, até 22 de setembro próximo, leva a música, e não só, à Praça da Juventude, em Anadia, nas noites de sexta-feira, com entrada gratuita. Este projeto de dinamização cultural vai já na sua terceira edição, e mantém como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a sociabilização ao ar livre.

Pelo palco das “Sextas na Praça” já passaram Saxobox, Toques do Caramulo, Rob’s Angels, Baluarte, Anadia’s Junior Talents, Magicar, Rock in Soul, Luísa Sobral, Rodrigo Maurício e Luís Portugal. No próximo dia 25 de agosto, o palco da Praça da Juventude vai receber a Orquestra Desigual da Bairrada e os Kurt&Ceiros. A entrada é livre.

 

 

 

 PRESIDENTE DA CÂMARA DE ANADIA SOLIDÁRIA COM AGRICULTORES

 

 

PRESIDENTE DA CÂMARA DE ANADIA SOLIDÁRIA COM AGRICULTORES


Em causa a crise dos produtores de batata

 

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, enviou uma missiva ao Ministro da AgriculturaNws 2017 134 0814 Econ ProdBat press, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, no sentido de sensibilizar o Governo para a necessidade de fixar o preço da batata na produção, como forma de minorar a crise que afeta os produtores.

No ofício, a edil dá conta dos vários problemas com que os agricultores se debatem neste momento, afirmando ter “direto conhecimento da crise atravessada pelos produtores, em especial os mais jovens”, e que “todo o avultado investimento em mão-de-obra e em bens diversos (equipamentos, materiais e outros produtos…), a que se somam os impostos” e, nalguns casos, “o arrendamento de terras, acaba por se traduzir em prejuízo ou numa receita que não compensa o trabalho do agricultor”, pois, o preço a que a batata “chega ao consumidor final supera em muito aquele que é pago ao produtor, registando-se, muitas vezes, uma diferença superior a 0,75 euros por quilograma”.

A autarca lembra, ainda, que “a Bairrada é uma região onde este tubérculo é, há muito, produzido em quantidade e qualidade, aqui existindo mais de 300 hectares de explorações agrícolas que têm a batata como produto principal”.

A presidente da Câmara está “solidária” com as preocupações e as reivindicações dos agricultores, considerando que “esta situação está a levar a que muitos dos jovens sintam um enorme descontentamento, conduzindo ao seu afastamento deste setor e ao desinvestimento nas terras”.

De recordar que, recentemente, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) promoveu, em Vilarinho do Bairro, Anadia, um encontro com os produtores de batata, onde o problema foi analisado e debatido. Nessa reunião, em que Maria Teresa Cardoso participou, foram denunciadas, pela CNA, situações “em que o custo de produção é três vezes superior ao preço de venda aos intermediários, quase sempre grandes redes de distribuição”. Para estes responsáveis, a única solução para resolver este problema passa “pela fixação do preço à produção o que irá permitir ter preços com que se possa trabalhar”.

 

 

 

TERMAS CENTRO CONVIDAM A DESCOBRIR VALE DA MÓ

 

 

TERMAS CENTRO CONVIDAM A DESCOBRIR VALE DA MÓ

Águas minerais raras no concelho de Anadia

 

A Estância Termal de Vale da Mó, na freguesia da Moita, Anadia, vai ser palco amanhã, dia 12 de agosto, entre as 9h30 e as 18h00, de mais uma ação do Ciclo de Eventos promovido pelas Termas Centro. O conjunto de atividades dedicado a toda a família contempla um passeio pedestre interpretativo, um workshop de degustação, animação musical, e, para os mais novos, haverá várias brincadeiras com os Jogos do Hélder.Nws 2017 133 0812 Tur VMo F1
Esta iniciativa pretende reforçar a competitividade turística de cada estância termal e demonstrar ao público que ir às termas não é uma experiência destinada exclusivamente aos seniores, proporcionando dias diferentes, repletos de atividades para toda a família.
O passeio pedestre interpretativo começa logo de manhã, pelas 9h30, com partida junto ao Parque das Termas, seguindo em direção à Junqueira e passando por alguns moinhos, para regressar depois a Vale da Mó, onde os participantes ficarão a conhecer algum do património histórico existente. Durante a caminhada, será também divulgada informação sobre a paisagem e a vegetação, bem como sobre a história das termas e das suas águas. O trajeto tem uma distância de aproximadamente quatro quilómetros e irá demorar cerca de hora e meia a percorrer. A organização apela às pessoas que vão participar para que levem água, chapéu, roupa e calçado adequado para caminhar, e protetor solar. O passeio pretende também promover hábitos de vida saudável e de bem-estar ao ar livre.
O programa prossegue à tarde, pelas 15h00, com uma ação ligada à gastronomia. Trata-se de um workshop de degustação orientado pela chefe Cristina Manso Preto e pela nutricionista Raquel Ribeiro, que tem como tema a alimentação saudável.
Pelas 16h30, terá lugar um momento musical, com um concerto da dupla argentina Florencia Paz e Lucas Caballero que se encontra em digressão pela Europa, com o espetáculo “Todos los Caminos – 2017”. Canções com raiz na Argentina e ramificações que se estendem à América Latina e a outros pontos do Mundo.
Para além destas ações, o Parque da Termas de Vale da Mó recebe, entre as 10h00 e as 18h00, os Jogos do Hélder, que, por onde passam, proporcionam sempre brincadeiras e passatempos lúdicos que garantem muita animação e entretenimento a miúdos e graúdos.
A organização, apoiada pelo Município de Anadia, conta ainda com a colaboração da União Recreativa Ferreirense e da Junta de Freguesia da Moita, que irão estar presentes neste evento das Termas Centro, disponibilizando um espaço com bebidas para refrescar quem escolher divertir-se em Vale da Mó.

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA HOMENAGEIA EMIGRANTES DO CONCELHO

 

2017.08.22
Memorial ao Emigrante > Inauguração
18h00
Anadia > Praça Visconde de Seabra


CÂMARA DE ANADIA HOMENAGEIA EMIGRANTES DO CONCELHO

 

A Câmara Municipal de Anadia vai prestar homenagem aos emigrantes do concelho que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo, com o descerramento de um Memorial ao Emigrante, no dia 22 de Agosto, pelas 18h00, na Praça Visconde de Seabra, na cidade de Anadia. O monumento escultórico é da autoria do “anadiense” Fernando Jorge.Nws 2017 132 0822 CMA Emig press
De recordar que Anadia é um concelho de grande emigração. Basta recordar os finais do século XIX e as décadas de 60 e 70 do século passado. Luxemburgo, França, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Venezuela, Brasil e Canadá são alguns dos países de acolhimento dos vários milhares de anadienses. É, pois, a estes anadienses que deixaram a sua terra e as suas famílias, e que foram à procura de melhores condições e de um futuro melhor, que a Câmara de Anadia presta tributo, descerrando este Memorial.
O Memorial foi idealizado por Fernando Jorge que, há muitos anos “adotou” Anadia como a sua terra e que “sente o concelho como seu”. O monumento “foi feito a pensar nas muitas gerações de emigrantes, inspirado em músicas e letras que, tantas vezes, nos encantam e que ajudam a matar as saudades”, afirmou a presidente da Câmara de Anadia, acrescentando que “traduz de forma simbólica aquilo que é a vida daqueles que partem das suas terras e que, embora ausentes, levam sempre com muita saudade a sua família e a sua pátria”.
A presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso, refere que o Memorial “é um reconhecimento pela coragem de continuarem a lutar para angariar meios para uma vida melhor”, desejando que “se puderem, regressem à terra natal, para que possam aproveitar o que de melhor o concelho tem, podendo usufruir da segurança e qualidade de vida que temos para oferecer”. A autarca deixa ainda um pedido àqueles emigrantes, com mais condições económicas, para que “invistam e criem riqueza no concelho”. Apela ainda para que passem a mensagem “da nossa qualidade de vida e de que vale a pena viver no concelho de Anadia”, esperando que os seus descendentes “possam vir até cá um dia para se fixarem”. Deixa também o convite à população, e em especial a todos os emigrantes que se encontram, por estes dias, a passar as suas merecidas férias no concelho, bem como a ex-emigrantes, para se associarem a este “momento simbólico”, a que atribui grande relevância pelo seu significado.

 

 

 

 

ESTÂNCIA TERMAL DA CURIA RECEBE VI CIRCUITO EM CICLISMO

 

2017.08.13
Ciclismo > VI Circuito da Curia
16h30
Curia

 

ESTÂNCIA TERMAL DA CURIA RECEBE VI CIRCUITO EM CICLISMO

 

O VI Circuito da Curia vai animar esta estância termal do concelho de Anadia no próximo domingo, dia 13 de agosto, a partir das 16h30. A prova2017 131 0813, destinada à categoria de sub 23, conta com a presença de equipas nacionais, internacionais e de clubes, e será realizada num circuito que os ciclistas terão percorrer 12 vezes, numa extensão total de 92,7kms.

A concentração está marcada para o Largo da Estação, e a prova terá o seu início na rotunda do Parque da Curia, seguindo em direção à Mata, Óis do Bairro, Horta, Mata, Tamengos e, novamente, Curia.

Neste circuito irão participar as equipas SJ Ver / Moreira Congelados / KTM, Bike Clue de Portugal / Liberty / Carglass, Miranda Mortágua, Clube Ciclismo JM Nicolar, União Ciclismo da Maia, Sicasal / Constantinos / UDO, Academia Joaquim Agostinho, ACDC Trofa, Clube Ciclista Super Froiz, Spol, e Padrones / Cortizo.

O evento, organizado pela União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, pela Associação de Ciclismo da Beira Litoral, e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio do Município de Anadia.

Devido à realização desta prova, o trânsito nas estradas na zona da Curia irá sofrer alguns condicionamentos.

 

Volta a Portugal em Cadetes passou por Anadia

A Volta a Portugal em Cadetes Liberty Seguros, que se realizou de 4 a 6 de agosto últimos, teve, na sua segunda etapa, que decorreu no sábado, dia 5, partida e chegada no concelho de Anadia.

A prova, numa extensão de 70,8 kms, teve o seu início no lugar de Ferreiros, Moita, com a chegada a acontecer na Curia, onde o espanhol Juan Ayuso Pesquera (Ginestar) venceu ao sprint. O seu compatriota Miguel Mera (Aluminios Cortizo-Anova) foi o segundo classificado. A terceira posição foi ocupada por Javier Grau Padilla (Giménez Ganga/Primoti/Toco Bike). Apesar de Juan Ayuso ter vencido as duas primeiras etapas, o vencedor da prova acabou por ser João Macedo (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), que ganhou a Volta a Portugal de Cadetes que terminou no domingo em Gondomar.

 

 

 

 

 

LEITÃO E ESPUMANTE ANIMAM PARQUE DE MERENDAS DA CURIA

 

 

2017.08.11 a 15
Festa do Leitão e do Espumante
Curia > Parque de Merendas

 

LEITÃO E ESPUMANTE ANIMAM PARQUE DE MERENDAS DA CURIA


Vinhos, gastronomia, música e ciclismo

O Leitão e o Espumante vão ser os “reis” da festa que vai animar a Curia de 11 a 15 de agosto próximos, num fim-de-semana prolongado repleto de atividades que vão decorrer no Parque de Merendas, junto à Estação da CP daquela estância termal do concelho de Anadia.Nws 2017 130 0812

A festa começa na noite de 11 de agosto, com Raça Latina e Florival José, que sobem ao palco do Parque de Merendas pelas 20h00. No dia seguinte, sábado, pelas 10h00, arranca uma prova de cicloturismo que levará os ciclistas a percorrer os principais lugares da União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro.

No mesmo dia e à mesma hora, abrem as tasquinhas da “Festa do Leitão e do Espumante”, que, ao longo de sábado e de domingo, acolhem quem se deslocar à Curia para degustar os afamados Leitão e Espumantes da Bairrada, entre outras iguarias da região. A animação musical não vai faltar, com a atuação, no sábado, pelas 21h00, do grupo RL5, e, no dia seguinte, à mesma hora, de um convidado surpresa. Também no domingo, dia 13 de agosto, os visitantes poderão ainda assistir, a partir das 16h30, à realização do VI Circuito da Curia, uma prova de ciclismo para sub 23, com um percurso de cerca de 93 kms.

Na segunda-feira, dia 14, pelas 21h00, o palco pertence a Lily&Primos, cabendo ao grupo MG4 encerrar os cinco dias de festa, com uma atuação na terça-feira, 15 de agosto, feriado nacional, pelas 21h00.

A “Festa do Leitão e do Espumante” é uma organização da União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Anadia. O cartaz de festas e de espetáculos desta estância termal prolonga-se até setembro, e faz parte da agenda “Anadia – Animação de Verão”, promovida pela Câmara Municipal de Anadia, que contempla ainda a programação das “Quintas no Museu” e de “Às Sextas na Praça”. De recordar que, pela Curia, já passaram, este ano, a Orquestra Desigual da Bairrada, Gonçalo Tavares e Luís Represas, as Marchas Populares, o Rancho Folclórico de Óis do Bairro “Olhitos da Bairrada”, o Grupo Folclórico da Pedralva e o Grupo Folclórico de Paredes do Bairro.

A animação da Curia regressa ao Parque das Termas no sábado seguinte, 19 de agosto, para a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, pelas 21h30.

A entrada é livre.

 

 

 

 

LUÍS PORTUGAL ATUA NA PRAÇA DA JUVENTUDE, EM ANADIA

 

2017.08.11
"Às Sextas na Praça" > Luís Portugal
22h00
Anadia > Praça da Juventude

 

LUÍS PORTUGAL ATUA NA PRAÇA DA JUVENTUDE, EM ANADIA

 

Luís Portugal, conhecido ex-vocalista dos Jafumega, é o próximo artista a atuar na Praça da Juventude, em Anadia, num concerto agendado para a Nws 2017 129 0811 Cult 6F LPortugal presspróxima sexta-feira, 11 de agosto, a partir das 22 horas. Este espetáculo integra o cartaz de “Às Sextas na Praça”, um programa de animação cultural promovido pela Câmara Municipal de Anadia.

Neste concerto, Luís Portugal vai revisitar a música portuguesa num “cenário acústico”, e extravasar “fronteiras ao encontro da universalidade musical”. Nesta viagem, é acompanhado por Rui Vilhena, guitarra e voz, e por Ricardo Coelho, na bateria.

Foi com os Jafumega que Luís Portugal se tornou conhecido do público, e com o grupo gravou, entre 1977 e 1986, três álbuns de originais. Dedicou-se, depois, ao ensino e, esporadicamente, ao trabalho de composição. Após uma passagem, no início dos anos noventa, pelo Sexteto de Carlos Araújo, edita, em 1993, “Coisas Simples”, o seu primeiro álbum a solo, com produção de Jorge Filipe e de Telmo Marques. Dois anos depois, dá a conhecer “Alta Vai a Lua”, e em 2000 é lançado “Luís Portugal ao vivo”. Em 2004 colabora com Fernando Mendes nos musicais "In Love" e "Kiss Kiss", mantendo-se a parceria em 2008, na peça "O Peso Certo", e em 2010, ano em que escreve e produz o espetáculo "mendes.come – 30 anos de carreira".

Até 22 de setembro próximo, o ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” leva a música, e não só, à Praça da Juventude, em Anadia, nas noites de sexta-feira, com entrada gratuita. Este projeto autárquico de dinamização cultural vai já na sua terceira edição, e mantém como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a sociabilização ao ar livre. Pelo palco das “Às Sextas na Praça” já passaram Saxobox, Toques do Caramulo, Rob’s Angels, Baluarte, Anadia’s Junior Talents, Magicar, Rock in Soul, Luísa Sobral, e Rodrigo Maurício. No próximo dia 18 de agosto, sobe ao palco da Praça da Juventude a fadista Dina Pinto.

A entrada é livre.

 

 

 

FADO HILÁRIO NAS TERMAS DA CURIA

 

 

2017.08.05
"Curia - Paixão pela Vida" > Fado de Coimbra - "Fado Hilário"
21h30
Curia > Parque das Termas

 

FADO HILÁRIO NAS TERMAS DA CURIA

 

É com uma serenata à moda de Coimbra que a Associação Fado Hilário se apresenta no próximo sábado, 5 de agosto, pelas 21h30, no Parque das Termas Curia, Anadia, protagonizando mais um espetáculo da agenda de animação termal “Curia – Paixão pela Vida”.Nws 2017 128 0805 Cult Curia Fado press

Fado Hilário é uma associação cultural sem fins lucrativos, com sede em Coimbra, que tem como objetivo a “divulgação nacional e internacional do fado, da guitarra e da canção de Coimbra”. Promove a “organização de serenatas de Coimbra como aposta num estilo musical único e digno de ser valorizado e preservado como património imaterial da cidade, do país e do mundo”. Dinamiza também o ensino de música, com destaque para a guitarra, a viola e o canto de Coimbra, sendo esse “um pilar fundamental do incremento da associação como parceiro formador de novos músicos”. Este contributo para a preservação do Fado, da Guita e da Canção de Coimbra fica reforçado com a “vertente museológica da associação, que compreende a angariação, tratamento e organização de espólio considerado relevante”, bem como a “valorização e divulgação do trabalho dos construtores de instrumentos”.

A animação desta estância termal do concelho de Anadia prolonga-se até setembro e faz parte da agenda “Anadia – Animação de Verão”, organizada pela Câmara Municipal de Anadia, e que contempla ainda a programação das “Quintas no Museu” e de “Às Sextas na Praça”.

De recordar que, pela Curia, já passaram, na animação deste ano, a Orquestra Desigual da Bairrada, Gonçalo Tavares e Luís Represas, as Marchas Populares, o Rancho Folclórico de Óis do Bairro “Olhitos da Bairrada”, o Grupo Folclórico da Pedralva e o Grupo Folclórico de Paredes do Bairro.

A entrada é livre.

 

 

 

 

"DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE” COMEMORADO EM ANADIA

 

 

Anadia > Museu do Vinho Bairrada / Biblioteca Municipal / Cineteatro Anadia
Sangalhos > Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia / Velódromo Nacional


"DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE” COMEMORADO EM ANADIA

 

A Câmara Municipal de Anadia celebra o Dia Internacional da Juventude no próximo dia 12 de agosto, proporcionando diversos serviços culturais e desportivos às crianças e jovens com idade até aos 30 anos.Nws 2017 127 0812 Juv DIntJuv press
Com esta iniciativa, a autarquia volta a oferecer um dia diferente à sua população mais nova, dando-lhe a oportunidade de usufruir, sem custos, de serviços disponibilizados em equipamentos municipais de cultura e de desporto.
No Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, os jovens e seus acompanhantes terão entrada livre ao longo de todo o dia, ou seja, das 11h00 às 19h00. Para além das exposições permanentes, os visitantes poderão ficar também a conhecer as exposições temporárias atualmente patentes: “Obra Gravada”, um conjunto de mais de 60 gravuras de Arpad Szenes e de Vieira da Silva, e ainda “Fendas do Vinho”, uma mostra de esculturas de Miguel Neves Oliveira, e a homenagem a “José Maria Tavares da Silva – Pai do Espumante Português (1854–1919)”, pelo escultor Alves André.
O Centro de Alto Rendimento - Velódromo Nacional, em Sangalhos, estará também em destaque neste Dia Internacional da Juventude, pois terá portas abertas para, das 09h30 às 18h30, receber todos os jovens que pretendam visitar estas instalações. Entre as 14h00 e as 18h00, os maiores de 12 anos têm ainda a possibilidade de experimentar a pista de ciclismo, acompanhados por um técnico da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Já na Biblioteca Municipal de Anadia, os jovens, dos 12 aos 30 anos, que pretendam obter o Cartão Anadia Jovem poderão fazê-lo, sem encargos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, devendo, para tal, munir-se de uma fotografia, do cartão de cidadão e de um comprovativo de morada.
No mesmo dia, pelas 17h30 e pelas 21h30, o Cineteatro Anadia exibirá o filme "Carros 3” (2D, versão portuguesa), com entrada livre para todos os jovens e respetivos acompanhantes (por ordem de chegada e limitada à capacidade da sala).

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA COLOCA NOVA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL

 

 

CÂMARA DE ANADIA COLOCA NOVA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL
EM334, 331 e 235 estão a ser beneficiadas

 


A Câmara Municipal de Anadia está a proceder à colocação de sinalização horizontal e vertical, bem como de identificação de localidades em algumas das principais vias que atravessam o concelho. Um investimento camarário que ronda os 104 mil euros.Nws 2017 126 0803 ObM Sinaliz press
Recentemente ficou já concluída a sinalização horizontal na Estrada Municipal (EM) 334, entre a Poutena e Boialvo. Encontra-se neste momento em fase de execução a sinalização na EM 331, no troço que vai de Anadia a Amoreira da Gândara. A próxima estrada a ser alvo deste tipo de beneficiação é a 235, no troço entre Sangalhos (Caramula) e ao limite do concelho, em Oliveira do Bairro.
É também pretensão da Câmara Municipal de Anadia avançar com a colocação pontual de nova sinalização horizontal e vertical noutras zonas do concelho.

 

 

 

 

PROJETOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE ANADIA EM VOTAÇÃO

 

 

2017.08.01 a 31
OPJ 2017 > Votação > www.anadiaparticipa.pt

 

PROJETOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE ANADIA EM VOTAÇÃO
Propostas apresentadas rondam os 300 mil euros

 

Os projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Anadia 2017 encontram-se a votação até ao final do corrente mês de agosto. Podem votar todos os jovens residentes no concelho de Anadia, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade, inclusive.Nws 2017 125 0801 Juv OrçamPJv press

A Câmara Municipal de Anadia disponibilizou uma verba de 300 mil euros para o OPJ de 2017, sendo três as propostas a votação.

Programa Florestal: trata-se da criação de um programa de apoio e proteção florestal a operar no concelho de Anadia, nomeadamente nas freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros, e cujo valor é de 150 mil euros.

Anadia + Digital: uma iniciativa que pretende tornar o município mais eficiente informaticamente e mais amigo do ambiente. Consiste na criação de duas aplicações móveis e uma plataforma agregada ao website do município, ou seja, três sistemas que permitirão acesso aos cartões criados pelo município (Anadia Jovem, Anadia Sénior, Biblioteca Municipal e Piscinas) e acesso a informação sobre os tipos de eventos mais interessantes para cada munícipe. Anadia + Digital também tem como objetivo a introdução de um sistema de faturação eletrónica para o serviço de águas e saneamento. O valor é de 60 mil euros

Eco Parque em Sangalhos: uma proposta para o aproveitamento do espaço junto ao complexo desportivo do Sangalhos Desporto Clube. Esta zona encontra-se atualmente ao abandono e, perante uma obra de excelência como é aquela infraestrutura desportiva, considera-se que o espaço vizinho deverá estar ao mesmo nível. O valor da proposta é de 89.751,80 euros.

De recordar que o OPJ é uma iniciativa da Câmara Municipal de Anadia, com o objetivo de promover a participação cívica dos jovens na elaboração do orçamento municipal, estreitando a ligação entre a autarquia e os jovens e, com isso, reforçar os mecanismos que permitam adequar as políticas públicas municipais às reais necessidades dos mesmos.

Para votar, os jovens têm de ter entre 16 e 35 anos e serem residentes no concelho de Anadia. É obrigatório o registo no portal www.anadiaparticipa.pt, o qual é feito através de um formulário de preenchimento online, a que o participante deverá anexar um documento de identificação digitalizado.

Após o registo efetuado e confirmado, o participante poderá consultar os projetos que se encontram a votação no portal do OPJ de Anadia. Cada jovem eleitor votará online, podendo ser assistido pelos serviços da Biblioteca Municipal, caso seja necessário. É obrigado a votar em dois dos três projetos propostos.

A Câmara Municipal de Anadia faz, assim, um apelo a todos os jovens do concelho para que participem nesta votação e escolham os projetos que mais respondem às suas reais necessidades. Para mais informações, poderão consultar o portal www.anadiaparticipa.pt.

 

 

 

SERENATA NAS TERMAS DA CURIA 

 

 

SERENATA NAS TERMAS DA CURIA

 


Os amantes do Fado de Coimbra vão ter a oportunidade de assistir a uma serenata, no próximo sábado, dia 05 de agosto, pelas 21h30, no Parque das Termas Curia, Anadia, em mais um espetáculo da agenda “Curia – Paixão pela Vida”.Nws 2017 124 0805 Cult Curia Fado press
A animação desta estância termal do concelho de Anadia prolonga-se até setembro e faz parte da agenda “Anadia – Animação de Verão”, promovida pela Câmara Municipal de Anadia, que contempla ainda a programação das “Quintas no Museu” e de “Às Sextas na Praça”.
No fim-de-semana seguinte, vão ter lugar várias atividades nesta estância termal. Assim, no 11 de agosto, o palco do Parque das Termas vai ser entregue ao artista Florival. No dia 12, atuam os R15. No dia 14, o palco pertence a Lily&Primos e, no dia 15, será a vez dos MG4. Ainda neste fim-de-semana, dias 12 e 13 de agosto, tem lugar no Parque de Merendas da Curia, a partir das 10h00, a Festa do Leitão e do Espumante. Para o dia 13 de agosto, está agendado ainda o VI Circuito da Curia em Ciclismo.
De recordar que, pela Curia, já passaram, na animação deste ano, a Orquestra Desigual da Bairrada, Gonçalo Tavares e Luís Represas, as Marchas Populares, o Rancho Folclórico de Óis do Bairro “Olhitos da Bairrada”, o Grupo Folclórico da Pedralva e o Grupo Folclórico de Paredes do Bairro.
A entrada é livre.

 

 

 

 

TERMAS DE VALE DA MÓ RECEBEM CICLO DE EVENTOS

 

 

2017.08.12
Ciclo de Eventos das Termas do Centro > Vale da Mó
09h30
Anadia > Moita > Termas de Vale da Mó

 

TERMAS DE VALE DA MÓ RECEBEM CICLO DE EVENTOS
Termas do concelho de Anadia revelam segredos

 

As Termas de Vale da Mó, localizadas na freguesia da Moita, concelho de Anadia, acolhem, no dia 12 de agosto, entre as 9h30 e as 18h00, uma das ações do Ciclo de Eventos das Termas Centro, iniciativa promovida pelas Termas Centro e pensada para toda a família, que conta com o apoio do Município de Anadia. Um dia diferente com um vasto conjunto de atividades de natureza, lazer, cultura e gastronomia, de acesso gratuito.Nws 2017 123 0812 Tur VMo press

As atividades começam logo de manhã, pelas 9h30, com a realização de um passeio pedestre interpretativo pela zona de Vale da Mó, onde os participantes poderão observar o património natural e histórico caraterístico desta aldeia. O percurso terá uma distância de aproximadamente quatro quilómetros e demorará cerca de hora e meia, com partida nas Termas de Vale da Mó.

À tarde, pelas 15h00, tem lugar uma ação ligada à gastronomia. Trata-se de um workshop de degustação orientado pela chef Cristina Manso Preto e pela nutricionista Raquel Ribeiro, versando o tema da alimentação saudável.
Pelas 16h30, terá lugar um momento musical, com um concerto da dupla argentina Florencia Paz e Lucas Caballero, que se encontra em digressão pela Europa, e que vai dar a conhecer os ritmos latinos.

Para além destas ações, o parque da Termas de Vale da Mó acolhe, ao longo do dia, várias atividades para os mais novos e não só. Assim, entre as 10h00 e as 18h00, realizam-se os Jogos do Hélder, com muitas brincadeiras para animar miúdos e graúdos.

De recordar que o Ciclo de Eventos das Termas Centro é uma ação que pretende reforçar a competitividade turística de cada estância termal, e demonstrar ao público que ir às termas não é uma experiência destinada exclusivamente aos seniores, proporcionando dias diferentes, repletos de atividades gratuitas para toda a família.

 

ÉPOCA TERMAL DECORRE ATÉ 31 DE OUTUBRO

A pequena aldeia de Vale da Mó, na freguesia da Moita, concelho de Anadia, conserva o seu grande tesouro – as termas de rara água férrea – a 250 metros de altitude, no meio de denso arvoredo, quase no extremo leste da Bairrada, contígua às faldas da Serra do Caramulo.
Este vale é uma tortuosa faixa de terreno apertado entre montes opulentamente vestidos de pinheiros e de medronheiros, com rara mescla de sobreiros, oliveiras, acácias e eucaliptos, atapetado com a mais variada vegetação rasteira. Vale da Mó é um lugar aprazível para tratamento de cura e repouso, de microclima muito seco, sem nevoeiros e temperado, donde se desfruta de um panorama lindíssimo e variado.
A sua localização, longe do burburinho e da agitação citadina, convida ao repouso fundamental para a cura de estados de depressão nervosa e fadiga, tão comuns nos nossos dias.

 

CARATERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA

Segundo o laboratório da Direção Geral de Geologia e Energia (janeiro de 1993), a água mineral das Termas do Vale da Mó é uma água que nasce bacteriologicamente pura, sem cheiro e de sabor ligeiramente férreo. Trata-se de uma água hipotermal, fracamente mineralizada, “moderadamente doce”, mas de reação ácida.

 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Doenças do sangue (anemias e outras por carência de Ferro);
Doenças gastrohepáticas (gastroduodenais e hepatopatias);
Anorexias e convalescenças.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-feira a sábado (incluindo feriados):
manhã: 08h00 – 12h00; tarde: 16h00 – 19h00.
Domingos:
manhã: 08h00 – 12h00; tarde: 15h30 – 18h00.

 

Consultas: segundas e quintas-feiras a partir das 14h30

Diretor Clínico: Dr. Dinis Martins Calado

 

 

 

 LUÍSA SOBRAL ENCANTOU ANADIA

 

 

 LUÍSA SOBRAL ENCANTOU ANADIA

 

Nws 2017 122 0728 Cult 6F LSobral press

Uma grande moldura humana presenciou, na noite da passada sexta-feira, 28 de julho, na Praça da Juventude, em Anadia, a atuação de Luísa Sobral. O concerto da cantora superou todas as expetativas, tendo encantado as mais de mil pessoas que não arredaram pé até ao final do concerto.Durante cerca de 90 minutos, Luísa Sobral passou em retrospetiva as várias canções dos seus quatro álbuns. Como era esperado, interpretou também o tema “Amar pelos Dois”, canção com que Portugal venceu o Festival da Eurovisão 2017 em Kiev, aí interpretada pelo seu irmão Salvador Sobral, que vai estar em Anadia, mais concretamente no Parque das Termas da Curia, no próximo dia 2 de setembro, no âmbito do programa “Curia, Paixão pela Vida”.

A primeira parte do espetáculo foi assegurada pelo grupo Musicordis, cuja atuação convenceu e mereceu um grande aplauso das pessoas. Este grupo de Anadia, foi fundado em 2015, e é constituído por seis jovens com experiência de participação em coros.

Na próxima sexta-feira, dia 4 de agosto, a Praça da Juventude, em Anadia, recebe o acordeonista Rodrigo Maurício. A entrada é livre.

 

 

 

ACORDEONISTA RODRIGO MAURÍCIO AO VIVO EM ANADIA

 

 

2017.08.04
"Às Sextas na Praça" > Rodrigo Maurício, acordeonista
22h00
Anadia > Praça da Juventude

 

ACORDEONISTA RODRIGO MAURÍCIO AO VIVO EM ANADIA

 

 

Nws 2017 121 0804 Cult 6F RodM pressO acordeonista Rodrigo Maurício vai animar a noite das “Sextas na Praça”, na Praça da Juventude, em Anadia, na próxima sexta-feira, 4 de agosto, a partir das 22 horas.
Com mais de 30 anos de carreira, Rodrigo Maurício é, desde 2002, autor e coordenador de projeto “Acordeão em Espetáculo”. Conta com vários trabalhos discográficos e a participação em diversos eventos em Portugal e no estrangeiro.
Em 2007, foi o vencedor do “Prémio do Público” no IV Festival Internacional “Acordeões do Mundo” de Torres Vedras.

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Anadia, que, até 22 de setembro próximo, leva a música, e não só, à Praça da Juventude, em Anadia, nas noites de sexta-feira, com entrada gratuita. Este projeto de dinamização cultural vai já na sua terceira edição, e mantém como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a sociabilização ao ar livre.

No próximo dia 11 de agosto, sobe ao palco da Praça da Juventude o cantor Luís Portugal.

A entrada é livre.

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA CRIA REDE DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS – ANADIA SIM

 

 

CÂMARA DE ANADIA CRIA REDE DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS – ANADIA SIM


A Câmara Municipal de Anadia aprovou por unanimidade, na sua última reunião de executivo, a criação de uma rede de transporte de passageiros no concelho. O projeto vai arrancar no próximo mês de setembro com dois circuitos distintos, e o investimento inicial será de cerca de 75 mil euros.Nws 2017 120 0805 Transp TUrb press
O Circuito Semanal contempla circuitos mais longos, que farão a cobertura integral do concelho, uma vez por semana para cada zona do concelho. Este circuito contempla paragens fixas regulares e paragens flexíveis nas localidades menos povoadas, mediante marcação prévia do munícipe. A hora prevista de chegada a Anadia será às 9h30, estimando-se em cerca de 45 minutos a duração da viagem, podendo este tempo ser excedido, caso inclua paragens flexíveis. Este circuito prevê dois horários de regresso, com horário de saída de Anadia às 13h00 e às 16h10.
O Circuito Urbano de Anadia realizará, diariamente, a cobertura da zona urbana da cidade, passando por alguns pontos onde a afluência é maior, e efetuando, ainda, a ligação à rede ferroviária nas estações ferroviárias da Curia e de Mogofores. O circuito será feito cinco vezes por dia.
Quanto aos bilhetes, o preço será de um euro para o primeiro circuito e de 50 cêntimos para o segundo, tendo sido fixado um desconto de 50 por cento para os titulares do cartão Anadia Jovem e Anadia Sénior. Os montantes resultantes da venda dos bilhetes e da publicidade reverterão para o Município.
A criação desta rede visa a promoção de uma mobilidade sustentável que contribua para minorar o isolamento da população mais idosa, e que se constitua como potencializadora de uma mudança de hábitos dos habitantes e de uma redução da poluição e dos gastos energéticos. É ainda pretensão da autarquia organizar uma boa rede de transportes com deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e custos acessíveis.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considera que “a existência de uma rede de transportes públicos adequada às reais necessidades dos respetivos utilizadores constitui uma condição essencial à garantia do desenvolvimento económico e do bem-estar das populações”.
A autarca realça que, com este serviço, a autarquia procura “apoiar as pessoas que vivem mais longe e sem meios e que precisam de tratar de assuntos na sede do concelho”. Por outro lado, lembra que é também “um transporte alternativo de ligação à cidade”, nomeadamente para quem chega de comboio.
Maria Teresa Cardoso adianta ainda que este projeto “era uma das propostas do nosso plano de ação” e, no seu entender, “o melhor retorno que poderemos ter é que este serviço público tenha uma grande adesão e que haja vontade das pessoas em o utilizar”.


Circulação semanal
2.ª feira: Boialvo, Candieira, São Pedro, Avelãs de Cima, Pereiro, Avelãs de Caminho, São João da Azenha, Sangalhos, Sá, Canha, Malaposta e Anadia (Centro Saúde). Paragens flexíveis – Vidoeiro, Figueira, Pardeeiro, Ferreirinhos, Corgo de Baixo, Canelas, Chãs, Mata de Baixo e Coito.


3.ª feira: Escoural, Amieiro, Junqueira, Vale da Mó, Vale de Boi, Ferreiros, Moita e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Vale de Avim, Fontemanha, Quintela, Saide e Saidinho.


4.ª feira: Vila Nova de Monsarros, Grada, Aguim, Tamengos, Mata, Curia, Póvoa do Pereiro e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Poço, Além do Rio, Parada, Algeriz, Monsarros e Horta.


5.ª feira: Paredes do Bairro, Ancas, Cabeço, Amoreira da Gândara, Póvoa do Mato, Fogueira, Casaínho, Sangalhos, Sá, Canha, Malaposta e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Vendas de Samel, Bemposta, Levira, Relvada, Portouro, Ribeiro de Sangalhos, Cabana, Grou e Madureira.


6.ª feira: Poutena, Torres, Vilarinho do Bairro, Melada, Banhos, Lameirinhas, Pedralva, S. Lourenço do Bairro, Óis do Bairro, Outeiro de Baixo, Outeiro de Cima, Espairo e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Ribafornos, Azenha, Couvelha e Pedreira de Vilarinho.


Circuito Urbano
Centro de Saúde / Museu do Vinho Bairrada, Câmara Municipal / Loja do Cidadão, Hospital/Lar, Lidl, Continente, Minipreço, Malaposta, Famalicão, Arcos, Bombeiros, Pingo Doce, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal /Centro Escolar de Arcos, Complexo Desportivo / Cineteatro, Curia, Estação da CP Curia, Complexo Desportivo / Cineteatro, Póvoa do Pereiro, Câmara Municipal / Loja do Cidadão, Tribunal, Lidl, Estação da CP Mogofores, Continente, Minipreço, Malaposta, Famalicão, Arcos, Bombeiros, Pingo Doce, Mercado Municipal e Centro de Saúde / Museu do Vinho Bairrada.

 

 

 

 

ÁREA INDUSTRIAL DE AVELÃS DE CAMINHO COM MELHORES ACESSOS

 

 

ÁREA INDUSTRIAL DE AVELÃS DE CAMINHO COM MELHORES ACESSOS

Câmara Municipal de Anadia promove obras de requalificação

 

A Câmara Municipal de Anadia acaba de lançar o concurso público para a requalificação do acesso à área industrial em Avelãs de Caminho, junto ao IC2/EN1, com prazo de execução é de cinco meses.Nws 2017 119 0725 ObM AcZIAvCam press

O acesso a esta área industrial carece de obras de requalificação, por se encontrar desprovido de infraestruturas básicas, nomeadamente abastecimento de água, águas pluviais e saneamento.

Com esta intervenção, cujo valor base é de 202.708,99 euros, acrescido de IVA, a autarquia pretende melhorar a imagem da área industrial, onde, entre outras, se encontra instalada uma das empresas com maior importância na economia do concelho. Refira-se que esta área é ainda passível de expansão, o que permitirá a instalação de outras empresas.

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA AMPLIA REDES DE SANEAMENTO

 

 

CÂMARA DE ANADIA AMPLIA REDES DE SANEAMENTO

Ligações com desconto até ao final de 2017

 

A Câmara Municipal de Anadia ampliou a rede de saneamento do concelho, que chega agora a diversas localidades cujos habitantes passam a poder usufruir de ligação ramais do sistema, usufruindo de desconto se o fizerem até final do ano em curso.Nws 2017 118 0725 Saneam LigRam press

Vale de Avim, na freguesia da Moita, Vila Franca, na União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, Pardieiro, na freguesia de Avelãs de Cima, e a Travessa do Covelo e a Rua do Olho, em Mogofores, na União das Freguesias de Arcos e Mogofores, têm as obras de saneamento concluídas, com a execução das redes de drenagem de águas residuais e de estações elevatórias. Foi, assim, possível ao executivo da Câmara Municipal de Anadia deliberar sobre esta matéria, aprovando, na sua reunião de 19 do corrente, a proposta, apresentada pela presidente, no sentido de os habitantes daquelas ruas e povoações, que, até ao final do ano 2017, solicitem a respetiva ligação dos ramais, possam usufruir de desconto neste serviço.

 

 

  

 

CÂMARA DE ANADIA LIMPA TERRENOS PARA PREVENIR INCÊNDIOS

 

 

CÂMARA DE ANADIA LIMPA TERRENOS PARA PREVENIR INCÊNDIOS

 

A Câmara Municipal de Anadia está a proceder à gestão do combustível e ao corte de árvores em alguns dos seus terrenos, com o intuito de proteger o edificado existente contra incêndios.Nws 2017 117 0725 Amb LimpT press
Assim, tendo em conta a carga de combustível que apresentam, vão ser limpas as áreas a sul do Centro Escolar de Arcos, em Anadia, e junto à Zona Industrial do Vale Salgueiro, em Alféloas.

De referir que a autarquia está já a proceder à limpeza da área que integra a zona de expansão na Zona Industrial de Amoreira da Gândara. Entretanto, as árvores que foram e venham a ser cortadas nestas áreas serão objeto de alienação.

 

 

 

 

FOLCLORE DE PAREDES DO BAIRRO NAS TERMAS DA CURIA

 

 

2017.07.29
"Curia - Paixão pela Vida" - Grupo Folclórico de Paredes do Bairro
21h30
Curia > Parque das Termas

 

FOLCLORE DE PAREDES DO BAIRRO NAS TERMAS DA CURIA

 

O Grupo Folclórico de Paredes do Bairro atua no próximo sábado, dia 29 de julho, pelas 21h30, no Parque das Termas Curia, Anadia, em mais um espetáculo da agenda de animação termal “Curia – Paixão pela Vida”.Nws 2017 116 0729 Curia RParedesB press

O grupo foi fundado em outubro de 2003 e, desde essa altura, tem percorrido o país de norte a sul, levando consigo o nome da freguesia e do concelho, através das suas atuações em festas e festivais de folclore. Inaugurou, recentemente, a sua sede, no edifício da antiga escola primária, em Paredes do Bairro.

A animação desta estância termal do concelho de Anadia prolonga-se até setembro e faz parte da agenda “Anadia – Animação de Verão”, promovida pela Câmara Municipal de Anadia, que contempla ainda a programação das “Quintas no Museu” e de “Às Sextas na Praça”.

No sábado seguinte, 5 de agosto, os amantes do Fado de Coimbra terão oportunidade de assistir a uma serenata no Parque das Termas, também a partir das 21h30. De recordar que, pela Curia, já passaram, na animação deste ano, a Orquestra Desigual da Bairrada, Gonçalo Tavares e Luís Represas, as Marchas Populares, o Rancho Folclórico de Óis do Bairro “Olhitos da Bairrada”, e o Grupo Folclórico da Pedralva.

A entrada é livre.

 

 

 

 

LUÍSA SOBRAL NA PRAÇA DA JUVENTUDE, EM ANADIA

 

 

2017.07.28
"Às Sextas na Praça" > Luísa Sobral
22h00
Anadia > Praça da Juventude

 

LUÍSA SOBRAL NA PRAÇA DA JUVENTUDE, EM ANADIA

 

Luísa Sobral vai estar em Anadia na próxima sexta-feira, 28 de julho, pelas 22h00, para mais um concerto de “Às Sextas na Praça”, um ciclo de espetáculos com entrada gratuita promovido pela Câmara Municipal de Anadia, que decorre às sextas-feiras à noite, na Praça da Juventude, no centro da cidade. A primeira parte será preenchida pelo grupo Musicordis.Nws 2017 115 0728 6F Luísa Sobral press

Bem conhecida do grande público, em particular após a vitória alcançada pela sua canção na mais recente edição do Festival Eurovisão da Canção, Luísa Sobral traz a Anadia um dos espetáculos da digressão que vem fazendo no país e no estrangeiro. A sua estreia em disco ocorreu em 2011, após ter vivido quatro anos nos Estados Unidos da América. Editou, então, “The Cherry on My Cake”, que o público e a crítica acolheram muito bem. Dois anos depois, foi a vez de “There’s A Flower In My Bedroom”, com 17 canções e prestigiados convidados, como Jamie Cullum, António Zambujo e Mário Laginha. Em 2014, expandiu “o seu universo para fora dos limites estéticos dos seus dois primeiros discos”, lançando “Lu-Pu-i-Pi-Sa-Pa”, sobre o qual afirmou: “Queria escrever canções para os pais ouvirem com os filhos”. “Luísa”, de 2016, é o seu quarto álbum de originais, e foi gravado em Los Angeles, nos míticos United Recording Studios, por onde já passaram nomes históricos como Frank Sinatra, Ray Charles, Ella Fitzgerald, Jay-Z, Radiohead ou U2. Em 2017, Luísa Sobral está de volta à estrada, com novas canções: “Em palco, está em casa. E tem a amabilidade generosa de nos convidar a visitá-la. E de nos fazer sentir em casa”.

A primeira parte do espetáculo será assegurada por Musicordis, um grupo de Anadia, fundado em 2015 e constituído por seis jovens com experiência de participação em coros. Apresentam “um espetáculo de harmonizações vocais, pontualmente acompanhadas ao cajón e/ou piano”.

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Anadia, que, até 22 de setembro próximo, leva a música, e não só, à Praça da Juventude, em Anadia, nas noites de sexta-feira, com entrada gratuita. Este projeto de dinamização cultural vai já na sua terceira edição, e mantém como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a sociabilização ao ar livre.

No próximo concerto, agendado para dia 04 de agosto, a Praça da Juventude entrega o palco ao acordeonista Rodrigo Maurício.

A entrada é livre.

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA COMPARTICIPA BANCADA DO AC FAMALICÃO

 

 

CÂMARA DE ANADIA COMPARTICIPA BANCADA DO AC FAMALICÃO

 

A Câmara Municipal de Anadia deliberou apoiar as obras de requalificação que o Atlético Clube de Famalicão Clube vai realizar nas suas instalações desportivas, designadamente a instalação de uma bancada com cobertura.Nws 2017 114 0712 Desp Famalicao press

A bancada coberta, com capacidade para 250 pessoas sentadas, vai ser construída no lado poente do recinto desportivo, e está orçada em 47.563,00 euros, acrescidos de IVA. Com esta nova estrutura, o clube vai melhorar as condições do recinto, podendo, assim, atrair mais espectadores para assistirem aos eventos desportivos.

A comparticipação financeira vai ser entregue em duas prestações. A primeira destina-se à execução dos trabalhos respeitantes ao início da instalação da bancada, e terá o valor de 20 mil euros, acrescidos de IVA; a verba restante, respeitante à conclusão da obra, será paga após o terminus dos trabalhos respetivos. A bancada deverá estar concluída até finais de 2017.

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA RECUPERA CAMINHOS FLORESTAIS E RURAIS

 

 

CÂMARA DE ANADIA RECUPERA CAMINHOS FLORESTAIS E RURAIS

 

A Câmara Municipal de Anadia está a proceder à limpeza e arranjo de caminhos florestais, nas freguesias de Vila Nova de Monsarros, Moita, e Avelãs de Cima, e também de caminhos rurais, em Amoreira da Gândara, S. Lourenço do Bairro, e noutras localidades, numa extensão total de 75 km, e com um custo que ronda os 300 mil euros.Nws 2017 113 0712 Amb CamFlorest press

Na freguesia de Vila Nova de Monsarros, a intervenção está a ser feita no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020, na sequência do incêndio que assolou aquela freguesia em agosto de 2016, visando minimizar e corrigir as consequências do sinistro. O valor da empreitada é de 124.974,00 euros, com comparticipação de fundos comunitários. Os trabalhos são realizados a dois níveis: por um lado, tratamento de linhas de água para desobstrução das mesmas, e, por outro, o tratamento de caminhos para repor os pavimentos e corrigir taludes, as drenagens e os escoamentos de águas em valetas.

Na freguesia da Moita, a intervenção tem como objetivo limpar e regularizar os caminhos, fazer a sua desmatação manual e mecânica, e arranjar as linhas de água existentes, estando estes trabalhos orçados em 44.862,00 euros.
Na freguesia de Avelãs de Cima, as ações de limpeza e de regularização dos caminhos estão a ser efetuadas por administração direta.

Todas estas intervenções têm como objetivo principal a criação de boas acessibilidades, tendo em conta a importância que estes caminhos assumem no contexto da atividade florestal nestas freguesias.

 

Caminhos rurais

Para além dos caminhos florestais, a Câmara Municipal de Anadia está também preocupada com o estado em que se encontram os caminhos rurais existentes no concelho. Nesse sentido, lançou uma empreitada no valor de 142.766,00 euros, que contempla uma extensão total de 25 km.

As máquinas iniciaram os trabalhos de recuperação de caminhos em Amoreira da Gândara, onde está a ser feito o seu arranjo, limpeza e regularização de valetas. Os trabalhos prosseguirão na freguesia de São Lourenço do Bairro.

 

 

 

 

PAVILHÃO DE DESPORTOS DE ANADIA ACOLHEU “MIX KID’S DESPORTIVO”

 

 

PAVILHÃO DE DESPORTOS DE ANADIA ACOLHEU “MIX KID’S DESPORTIVO”


Cerca de 250 crianças participaram no “Mix Kid’s Desportivo”, uma atividade dinamizada pela Câmara Municipal de Anadia, em parceria com instituições sociais do concelho, que decorreu no passado dia 14 de julho, no Pavilhão dos Desportos, em Anadia.Nws 2017 112 0714 AS MixKids press
As crianças, frequentadoras de ateliers de tempos livres (ATL) nas referidas instituições, participaram, durante a manhã, numa aula de aerokids (ginástica com ênfase na coordenação e no desenvolvimento motores) e assistiram a uma demonstração pedagógica a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia. Durante a tarde, o Núcleo de Karaté de Sangalhos deu a conhecer a sua atividade, seguindo-se uma “mega” aula de zumba. No final da atividade, os gelados fizeram a alegria de todas as crianças.
O “Mix Kid’s Desportivo” teve como objetivo proporcionar um dia diferente, com muita diversão, às crianças dos ATL das instituições sociais do concelho de Anadia, que puderam, assim, confraternizar e partilhar momentos lúdicos e pedagógicos.

 

 

 

 

COMPLEXO HABITACIONAL NA REQUALIFICAÇÃO URBANA DE ANADIA

 

 

COMPLEXO HABITACIONAL NA REQUALIFICAÇÃO URBANA DE ANADIA
Empreitada em concurso público


A Câmara Municipal de Anadia acaba de lançar a concurso público a empreitada “Requalificação Urbana de Anadia – complexo habitacional “Varandas do Parque”, uma obra que surge na sequência da aquisição, pelo Município de Anadia, de um terreno situado na entrada norte da cidade de Anadia.Nws 2017 111 0712 Urb RequalifUrb press
A deliberação foi tomada em reunião de executivo, realizada no passado dia 12 de julho, sendo o prazo de execução da obra de cinco meses, e o valor base de 243.502,08 euros, acrescido de IVA. Situado na Avenida das Laranjeiras, o terreno irá ser sujeito a limpeza, tendo já sido retiradas todas as estruturas ali existentes, nomeadamente uns antigos armazéns. O objetivo da autarquia passa pela urbanização futura daquela área da cidade, a fim de valorizar o espaço com base num projeto urbanístico que se encontra já concluído.
Este projeto pressupõe a execução de obras de arranjos exteriores integradas na Requalificação Urbana de Anadia, e está integrado num outro projeto para aquela zona, mais abrangente, que pretende valorizar urbanisticamente a entrada norte da cidade de Anadia, de modo a melhorar a qualidade de vida urbana e criar um fator de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente.
A empreitada consiste na realização das infraestruturas da urbanização, nomeadamente a construção das vias de circulação, passeios, áreas de estacionamento, arborização, equipamento para resíduos sólidos urbanos, infraestruturas elétricas e de telecomunicações, incluindo iluminação pública em led, abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais.

 

 

 

 

VATICANO - SECRETARIA DE ESTADO

 

 

vaticano oficio

 

 

 

SENIORES DE ANADIA ATIVOS E EM FESTA

 

 

 

SENIORES DE ANADIA ATIVOS E EM FESTA

“Movimento sénior é vida!” encerra mais uma temporada

 

O Pavilhão Municipal de Anadia recebeu, no passado dia 19 de julho, a sessão de encerramento da edição 2016-2017 do projeto "Movimento Sénior é Vida!", promovido pela Câmara Municipal de Anadia.Nws 2017 110 0719 Desp MovSnr press

Nesta aula de ginástica geriátrica participaram 160 seniores das instituições particulares de solidariedade social do concelho, que realizaram uma série de exercícios propostos pelos professores. A sessão terminou em festa, com a partilha de bolo e com os participantes a cantar os “Parabéns” por mais um ano de atividade.

Delineado com o intuito de estimular a prática da atividade física junto dos idosos das instituições sociais e da comunidade em geral do concelho de Anadia, este projeto vem também contribuindo para promover o convívio interinstitucional e para valorizar e dar a conhecer, aos participantes, os diversos espaços e infraestruturas desportivas do concelho.

De recordar que o “Movimento Sénior é Vida!” se realiza uma vez por mês, decorrendo nos vários espaços municipais existentes no concelho, nomeadamente o Pavilhão de Desportos de Anadia, Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, Pavilhão Municipal de Anadia, Pavilhão dos Desportos de Ancas, Pavilhão dos Desportos de Vila Nova de Monsarros, e Auditório do Centro Social Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima, entre outros. Uma forma de dar também a conhecer aos mais idosos as diferentes infraestruturas desportivas que servem a comunidade anadiense.

No início do outono, o projeto estará de regresso para mais atividades físicas.

 

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA LEVA JOVENS À UNIVERSIDADE DE VERÃO

 

 

CÂMARA DE ANADIA LEVA JOVENS À UNIVERSIDADE DE VERÃO

 

Foram quatro os alunos a quem a Câmara Municipal de Anadia proporcionou a participação, entre 16 e 21 de julho últimos, na Universidade de Verão, promovida pela Universidade de Coimbra.Nws 2017 109 0712 Educ UnivVerao press

Joana Louzado e Filipa Costa, da Escola Básica e Secundária de Anadia, e Maria dos Santos Figueira e Luís Monteiro, do Colégio Nossa Senhora da Assunção, alunos do 12º ano, foram os jovens que frequentaram a Universidade de Verão, tendo sido selecionados pelos estabelecimentos de ensino
que frequentam.

A autarquia atribuiu a cada aluno uma verba de 180 euros, destinada a comparticipar a sua inscrição e a apoiar noutras despesas inerentes à sua deslocação e alojamento. Com esta medida, a Câmara Municipal de Anadia pretendeu proporcionar o acesso dos alunos a ações realizadas em contexto universitário, podendo constituir um incentivo à melhoria contínua do desempenho escolar e à construção do percurso académico dos jovens, e consubstanciando um investimento no seu futuro formativo.

A Universidade de Verão é dirigida a estudantes do ensino secundário de todo o país, permitindo-lhes, durante uma semana, experienciar uma série de atividades pedagógicas e científicas, em diversas áreas do saber, além de atividades culturais e desportivas na cidade de Coimbra.

 

 

 

 

 

FREGUESIAS DE ANADIA DISPUTAM TORNEIO DE MALHA

 

 

2017.09.10
4º Torneio Municipal de Malha de Anadia
14h00
Anadia > Parque Urbano

 

FREGUESIAS DE ANADIA DISPUTAM TORNEIO DE MALHA

 

A Câmara Municipal de Anadia e as Juntas de Freguesia do concelho estão a promover o “Torneio Municipal de Malha – Anadia 2017”, uma iniciativa que vai já na sua quarta edição e que contribui para fortalecer o entusiasmo em torno de um dos jogos tradicionais com maior popularidade na região.Nws 2017 108 0917 Desp Malha press

Até ao final do mês de agosto, está a decorrer a fase de eliminatórias em cada uma das dez freguesias do concelho, com vista ao apuramento da equipa que irá representar cada freguesia ou união de freguesia na grande final, agendada para dia 10 de setembro, pelas 14h00, no Parque Urbano de Anadia.

Com este projeto, a Câmara Municipal de Anadia e as Juntas de Freguesia procuram dar, aos residentes no concelho, oportunidade para participarem numa atividade desportiva de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a criação de hábitos de vida saudável. São também objetivos deste torneio o reforço dos laços de amizade e de intercâmbio e o fomento da cooperação e do trabalho de equipa.

 

Mais informações em:
www.cm-anadia.pt/2014-04-02-14-53-54/atividades

 

Normas em:
www.cm-anadia.pt/images/2017_Torneio-M-Malha_ANADIA_ed04_NORMAS.pdf

 

Ficha de inscrição em:
www.cm-anadia.pt/images/2017_Torneio-M-Malha_ANADIA_ed04_FICHA.pdf

 

 

 

 

 

SANGALHOS RECEBE “VINHO & SABORES BAIRRADA” EM SETEMBRO

 

 

SANGALHOS RECEBE “VINHO & SABORES BAIRRADA” EM SETEMBRO
Câmara Municipal de Anadia une esforços com a Comissão Vitivinícola da Bairrada


“Vinho & Sabores Bairrada” vai atrair ao Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos, entre os dias 8 e 10 de setembro, os apreciadores dos néctares e da gastronomia da Bairrada, num evento que conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Anadia.Nws 2017 107 0908 Tur VinSab press
Promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) e produzida pela revista “Vinhos Grandes Escolhas”, esta ação promocional irá contar com o apoio do Município de Anadia, cujo executivo camarário deliberou, na reunião do passado dia 12 de julho, atribuir à CVB um subsídio no valor de 25 mil euros, a que se juntará apoio logístico.
Contando também com a colaboração da Associação Rota da Bairrada, este evento juntará praticamente todos os produtores da região da Bairrada, e terá um cariz nacional, já que os seus visitantes vêm dos quatro cantos do país. O objetivo desta ação é promover o que a região tem de melhor e reafirmar a marca Bairrada, através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, designadamente os vinhos e os espumantes com certificação de Denominação de Origem, bem como a sua gastronomia ímpar e as valências ao nível do turismo.
Este certame anual de promoção da Bairrada realiza-se desde 2013, e a organização faz um balanço positivo das quatro edições anteriores, ao longo das quais se registou um aumento do número de visitantes. Na última edição, terão sido mais de seis mil as pessoas que passaram pelo Velódromo de Sangalhos, na sua maioria de fora da região.
A presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, considera que a autarquia “não poderia deixar de se associar à organização do evento, tendo em conta o seu sucesso e o impacto que o mesmo representa para a dinâmica da economia no concelho”, sublinhando que “se revela como um local de excelência para a divulgação turística do concelho e da região” e, sobretudo, “para a promoção dos seus produtores de vinho, com especial destaque para o espumante”.

 

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA APOIA AGENTES DESPORTIVOS

 

 

CÂMARA DE ANADIA APOIA AGENTES DESPORTIVOS
Anadia com João Rôlo na “Africa Eco Race 2018”


A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua última reunião de executivo, a atribuição de alguns subsídios a associações e atletas do concelho, a fim de apoiar o desenvolvimento das suas atividades.Nws 2017 106 0712 CMA Apoios press
O Campeonato Nacional de Supercross na Poutena – SX Poutena, que terá lugar no dia 5 de agosto, com organização do Centro Social, Cultural e Recreativo de Poutena, terá uma comparticipação de mil e quinhentos euros, a que acresce apoio logístico.
A columbofilia, com grandes tradições no concelho de Anadia, mereceu também a atenção da autarquia, tendo o Grupo Columbófilo da Bairrada e a União Columbófila do Cértima sido contemplados com mil euros cada.
O executivo deliberou ainda apoiar Carlos Carvalho, um atleta do concelho que integra a delegação portuguesa que vai participar no 9º Campeonato do Mundo de Ciclismo, organizado pela Federação Internacional de Desporto para a Deficiência Intelectual. Para patrocinar esta participação, que decorrerá na Holanda, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, a Câmara Municipal atribuiu um subsídio no valor de 500 euros.
A participação de João Rôlo na “Africa Eco Race 2018”, prova de motociclismo internacional, irá também contar com o patrocínio da Câmara Municipal de Anadia, tendo o executivo considerado que esta será uma oportunidade para reforçar a divulgação da candidatura “Anadia Cidade Europeia do Desporto 2020”, a qual contempla diferentes canais promocionais. Para o efeito, a autarquia vai atribuir ao motociclista anadiense um apoio no valor de cinco mil euros.

 

 

 

 

 

GRUPO FOLCLÓRICO DA PEDRALVA ATUA NO PARQUE DAS TERMAS DA CURIA

 

 

2017.07.22
"Curia - Paixão pela Vida > Grupo Folclórico da Pedralva “Região Bairradina”
21h30
Curia > Parque das Termas


GRUPO FOLCLÓRICO DA PEDRALVA ATUA NO PARQUE DAS TERMAS DA CURIA


O programa de animação termal “Curia – Paixão pela Vida” prossegue, no próximo sábado, dia 22 de julho, com a atuação do Grupo Folclórico da Pedralva “Região Bairradina”, no Parque das Termas, a partir das 21h30.Nws 2017 105 0722 Cult Curia Ped press
O grupo nasceu em 1976, por iniciativa dos jovens do lugar, como forma de aliar a sã convivência e o divertimento. Desde então, tem participado em inúmeros festivais de norte a sul do país, e também no estrangeiro, mantendo como objetivo a recolha e a preservação da cultura ancestral da região da Bairrada. É membro efetivo da Federação do Folclore Português, desde 1986, tendo sido reconhecido como Organismo de Utilidade Pública, em 1989.
A animação desta estância termal do concelho de Anadia prolonga-se até setembro e faz parte da agenda “Anadia – Animação de Verão”, promovida pela Câmara Municipal de Anadia, que contempla ainda a programação das “Quintas no Museu” e de “Às Sextas na Praça”.
No sábado seguinte, 29 de julho, a animação vai estar a cargo do Grupo Folclórico de Paredes do Bairro. De recordar que pelo Parque da Curia já passaram na animação deste ano a Orquestra Desigual da Bairrada, Gonçalo Tavares e Luís Represas, as Marchas Populares, e o Rancho Folclórico de Óis do Bairro “Olhitos da Bairrada”.
A entrada é livre.

 

 

 

 

 

“ROCK IN SOUL” NA PRAÇA DA JUVENTUDE, EM ANADIA

 

 

2017.07.21
"Às Sextas na Praça" > Rock in Soul
22h00
Anadia > Praça da Juventude

 

“ROCK IN SOUL” NA PRAÇA DA JUVENTUDE, EM ANADIA


O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça”, promovido pela Câmara Municipal de Anadia, segue na próxima sexta-feira, 21 de julho, com um concerto da banda Rock in Soul, que atua, a partir das 22 horas, na Praça da Juventude, em Anadia.Nws 2017 104 0721 Cult 6F RockS press
Rock in Soul é uma banda transversal de covers, com influências de classic rock, indie rock, soul, e grunge, que conta no seu repertório com variadíssimos temas de artistas nacionais como António Variações, Ornatos Violeta, Xutos e Pontapés, e Despe & Siga, entre outros. As suas maiores referências no panorama internacional passam por Pearl Jam, Guns n´Roses, The Rolling Stones, Arctic Monkeys, Red Hot Chili Pepers, Beatles, e Rage Against The Machine.
Apesar de Rock in Soul contar com apenas três anos de existência, todos os membros têm mais de uma década de experiência em anteriores projetos, como The Singles, Rewind, Night Shift e Smooking Beer. A banda é composta por Carlos Romão (voz), João Letra (guitarra), Marcelo Lourenço (bateria) e Ricardo Loureiro (baixo).
O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Anadia, que, até 22 de setembro próximo, leva a música, e não só, à Praça da Juventude, em Anadia, nas noites de sexta-feira, com entrada gratuita. Este projeto de dinamização cultural vai já na sua terceira edição, e mantém como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a sociabilização ao ar livre.
No próximo concerto, agendado para dia 28 de julho, a Praça da Juventude irá receber Luísa Sobral. A primeira parte será preenchida pelos Musicordis.
A entrada é livre.

 

 

 

 

 

FAMÍLIA DE ANADIA RECEBE NOVA CASA APÓS INCÊNDIO

 

 

2017.07.14
Visita do Secretário de Estado da Administração Interna > Entrega de chaves de nova casa
09h30
Anadia e Vila Nova de Monsarros

 

FAMÍLIA DE ANADIA RECEBE NOVA CASA APÓS INCÊNDIO
Residência ardeu em 2016, em Vila Nova de Monsarros


A Cáritas de Aveiro e a Câmara Municipal de Anadia entregaram, no passado dia 14 de julho, as chaves da nova casa a uma família de Vila Nova de Monsarros, Anadia, cuja habitação foi parcialmente atingida pelo incêndio de agosto de 2016. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, e da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso.Nws 2017 103 0714 Incend CasaVNM press
A nova habitação permitiu dar condições de habitabilidade e dignidade a esta família carenciada do concelho, tendo a casa, e respetivos anexos, sido construída de raiz em cinco meses, fruto de uma parceria entre a Cáritas e o Município de Anadia. Assim, a construção e o equipamento, no valor de cerca de 66 mil euros, foram custeados pela Cáritas, enquanto a autarquia contribuiu com todos os projetos (arquitetura e especialidade) relacionados com a construção, realizou os trabalhos de demolição da casa antiga, fez o acompanhamento técnico da obra, e arranjou o espaço exterior. Isentou ainda de quaisquer licenças.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou um agradecimento público à Cáritas Diocesana de Aveiro pelo apoio dado a esta família, constituída por três elementos: “juntaram-se esforços para devolver a esta família as condições de dignidade”, afirmou a autarca. Sublinhou ainda que a Câmara Municipal “estará sempre de portas abertas para abraçar outros projetos com a Cáritas”, e realçou a importância da presença do Secretário de Estado nesta cerimónia.

 

 

 

 

 

ANADIA DEBATEU A PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

 

 

2017.07.14
Cáritas Diocesana de Aveiro > Colóquio: "Cuidar da Casa Comum – Prevenir e Evitar os Incêndios - Todos, com todos, para todos”
09h30
Anadia > Museu do Vinho Bairrada


ANADIA DEBATEU A PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Secretário de Estado encerrou colóquio promovido pela Cáritas


O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, encerrou o Colóquio subordinado ao lema “Cuidar da Casa Comum – Prevenir e Evitar os Incêndios - Todos, com todos, para todos” promovido pela Cáritas Diocesana de Aveiro, que decorreu, no passado dia 14 de julho, nas instalações do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.Nws 2017 102 0714 AS Caritas press
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou que, para além de refletir e debater, “é preciso construir soluções que tardam em aparecer”. Relativamente aos incêndios que afetaram o concelho em 2016, a autarca adiantou que as populações do concelho “ficaram mais em alerta” e que “são mais exigentes” com a autarquia, acrescentando que “há mais pedidos de atuação porque estão assustadas”.
Maria Teresa Cardoso deu a conhecer algumas das suas preocupações, no que concerne à floresta, nomeadamente “a dificuldade” em notificar os proprietários de alguns terrenos, pois “nem sempre conseguimos saber quem são”, afirmou. No seu entender, “impõe-se criar um cadastro” e, por outro lado, “é importante fazer o ordenamento da floresta”, sublinhando que “urge ter regras claras, criando as respetivas medidas e incentivos”.
A presidente da Câmara deixou um agradecimento público à Cáritas de Aveiro pelo apoio que tem dado, frisando que a instituição “está presente no concelho não só, devido aos incêndios, mas também devido a outro tipo de apoios” aos mais carenciados. Dirigiu também algumas palavras de apreço ao Secretário de Estado, Jorge Gomes, pelo apoio e pela sua presença em Anadia.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Administração Interna mostrou-se grato pelo trabalho realizado pela Cáritas. Anunciou que o Governo está a trabalhar na área do ordenamento da floresta e que um primeiro passo vai ser dado, muito em breve, com o diploma que cria o Cadastro Simplificado.

 

 

 

 

 

SECRETÁRIO DE ESTADO VISITA OBRAS DO QUARTEL DOS BOMBEIROS DE ANADIA

 

 

2017.07.14
Quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia > Visita do Secretário de Estado às obras
Anadia

 

Secretário de Estado visita obras do Quartel dos Bombeiros de Anadia


O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, esteve em Anadia no passado dia 14 de julho, visitando, a convite da presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, as obras de ampliação e remodelação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia (BVA).Nws 2017 101 0714 AS Bomb press
A receber a comitiva estiveram vários elementos da direção da Associação Humanitária dos BVA, nomeadamente o vice-presidente, José Cruz, que deu a conhecer as alterações que estão a ser implementadas na estrutura existente, por forma a que o “novo” quartel se torne, por um lado, mais funcional e, por outro, que fique dotado de maior comodidade para acolher os bombeiros e restantes serviços.
A obra está orçada em cerca de 655 mil euros, sendo financiada pelos fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – Eixo Prioritário II – POSEUR, em cerca de 400 mil euros. De referir ainda que a Câmara de Anadia atribuiu uma verba de 350 mil euros para apoiar as obras, que se encontram a decorrer em bom ritmo, devendo estar concluídas no final do corrente ano, por altura do aniversário da Associação Humanitária.

 

 

 

 

 

CÂMARA DE ANADIA HOMENAGEIA DESPORTO DO CONCELHO

 

 

2017.07.12
Reconhecimento do Mérito Desportivo - Anadia / Época 2016-2017
21h00
Anadia > Complexo Desportivo > Pavilhão de Desportos de Anadia


CÂMARA DE ANADIA HOMENAGEIA DESPORTO DO CONCELHO
Toni galardoado com “Prémio Carreira”


Foi com glamour e muitas emoções que o Município de Anadia homenageou atletas, técnicos e associações do concelho, pelos sucessos desportivos conquistados na época 2016/2017, numa cerimónia que juntou, na noite de 12 de julho, mais de meio milhar de convidados no Pavilhão de Desportos de Anadia.Nws 2017 100 0712 Desp Merito press
Um dos momentos altos da noite foi a entrega do Prémio Carreira ao anadiense António Oliveira (Toni), ex-atleta e treinador do Sport Lisboa e Benfica. Durante a cerimónia, foi ainda feita a apresentação pública do logótipo da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020, bem como do respetivo slogan “All together now” (Todos juntos agora).
Sendo Anadia um concelho eclético no domínio desportivo, a autarquia prestou homenagem a todas as modalidades ali praticadas, desde o Futebol ao Ciclismo, passando pelo Rugby, Squash, Karaté, Ginástica, Atletismo, Ténis, Hóquei em Patins, Futsal, Basquetebol, Columbofilia, Bilhar, Golfe, Motociclismo e BTT. A título de curiosidade, refira-se a União Recreativa Ferreirense que tem a única equipa de futebol feminino do concelho a disputar o escalão maior do campeonato nacional, o que faz de Ferreiros a única aldeia portuguesa presente na 1ª divisão. Também no rugby masculino, a equipa sénior do Moita Rugby Clube da Bairrada, a jogar na 1ª divisão do campeonato nacional, contribui para que a Moita seja já conhecida como a “Aldeia do Rugby”.
O vereador da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, responsável pelo pelouro do Desporto, sublinhou que esta “é uma área estratégica para a Câmara de Anadia”, dando a conhecer que, nos últimos 20 anos, entre público e privado, foi realizado no concelho um investimento de mais de 40 milhões de euros em infraestruturas.
O autarca destacou três fatores que fazem com que esta área seja estratégica: dar condições aos cidadãos para praticarem desporto, encarar o desporto como complemento da educação dos jovens, e, finalmente, o turismo desportivo. “Anadia tem, com o Jamor e Rio Maior, um dos principais centros de alto rendimento do país”, afirmou, anunciando que pelo Centro de Alto Rendimento de Anadia “já passaram 70 países para a realização de estágios para provas internacionais”.
Jorge Sampaio considerou ainda que “Anadia é Desporto pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo associativismo”, realçando que “as associações são o motor e a causa do investimento que tem sido efetuado no concelho”, daí que a Câmara Municipal tenha “assumido a candidatura para que Anadia seja a Cidade Europeia do Desporto em 2020”. Terminou a sua intervenção, afirmando que o Município pretende que esta “seja uma candidatura mobilizadora e de união”.
Dimas Pinto, da Comissão de Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto, deu a conhecer os objetivos da mesma, nomeadamente “afirmar a importância do desporto na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, “afirmar Anadia nacional e internacionalmente”, “colocar o desporto na agenda política”, e “criar impacto a nível económico, social e ambiental em Anadia e em toda a região”.
O grande homenageado da noite, António Oliveira (Toni), confessou que “foi com grande honra” que recebeu este galardão do Prémio Carreira e que “é um prazer enorme partilhar este momento”. Em traços muito gerais, recordou alguns dos principais momentos da sua carreira, desde Mogofores, passando pelo Anadia Futebol Clube e Associação Académica de Coimbra, até chegar ao Sport Lisboa e Benfica. Falou também de alguns anadienses que foram importantes no trilhar da sua vida desportiva, designadamente Manuel Cerveira, Adriano Henriques, António Abel, António Gomes, João Venâncio Marques, e Justino Alegre, entre outros. Toni sublinhou ainda que “os valores e os princípios que aprendi foi aqui em Anadia. Ajudaram-me no meu trajeto”. Terminou dizendo que “este prémio seja um exemplo para os mais jovens”.
A presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, referiu-se à cerimónia como “uma noite especial dedicada ao desporto de Anadia”. A autarca frisou que a aposta que o Município vem fazendo na área do desporto “está a ser bem-sucedida”, sublinhando que “se criar infraestruturas é importante, desafiante e decisivo, não o é menos promover a sua dinamização e manutenção, inscritas num plano municipal, bem estruturado e articulado, de desenvolvimento desportivo e de promoção da atividade física”.
Salientou que a cooperação com os agentes desportivos do concelho tem vindo a ser materializada “na concessão de subsídios para atividades regulares ou pontuais, na cedência de espaços, no apoio logístico, na ajuda para obras em instalações desportivas, ou, ainda, no apoio à formação e à investigação”. Teresa Cardoso destacou a importância do programa Sentir Anadia, dizendo que tem sido um “elemento orientador, aglutinador, interlocutor e catalisador de toda a atividade municipal nos domínios cultural, desportivo e social”, e ainda “no âmbito da juventude, do empreendedorismo e do desenvolvimento local”, constituindo-se como “valioso contributo para a prossecução de um trabalho pautado pela eficiência, pela qualidade, e pela capacidade de articulação das partes intervenientes”.
Graças a este programa, a concessão de apoios pela Câmara Municipal tornou-se “transparente, criteriosa e objetiva”, contribuindo para “melhorar a própria organização e desempenho das associações e demais agentes”. A edil anadiense considerou que, nestes quatro anos, “foram construídos os alicerces de um associativismo mais forte, mais organizado, mais concertado e mais presente”. Atualmente fazem parte desta plataforma mais de três dezenas de entidades.
Referiu ainda os nomes de Nelson Oliveira e de Toni como dois “grandes exemplos” para os mais novos e que “demonstram bem como a conjugação de talento e de trabalho, potenciada por outras variáveis, pode redundar em sucesso e em mérito”.
A candidatura de “Anadia, Cidade Europeia do Desporto” é a grande aposta do Município para afirmar o concelho a nível nacional e internacional na área do desporto: “trata-se de um estatuto ao alcance das urbes que demonstram ter uma vocação e um dinamismo desportivos invulgares, fruto de um planeamento estratégico adequado, que privilegia não só o desporto de alta competição, mas também a promoção da atividade física junto da população em geral”, afirmou. No final, Teresa Cardoso deixou um agradecimento público a todos os que foram distinguidos, bem como a todos os presentes e a quem, direta e indiretamente, permitiu a realização desta grande noite de homenagem ao desporto anadiense.


PREMIADOS
Prémio Carreira:
António Oliveira “Toni” (ex-jogador do Anadia Futebol Clube, da Associação Académica de Coimbra, do Sport Lisboa e Benfica, e da Seleção Nacional, e treinador)


Homenageados a título individual:
Anadia Squash Clube – Maria Santos, Matilde Lopo, Beatriz Rasga, Alexandra Santos, Pedro Silva, Constança Almeida, Beatriz Dias, Gonçalo Santos, Simão Neves e Paulo Mamede.
Clube Ciclismo da Bairrada – Margarida Martins, Mariana Gonçalves, Maria Martins, Soraia Silva, António Almeida e Daniel Ramos.
APPACDM de Anadia - Carlos Carvalho, Tiago Rodrigues, Luis Paulo, Carla Ribeiro, Maria Leontina e Carlos Silva.
Moita Rugby Clube Bairrada – Ruben Ferreira, Gonçalo Domingues, Inês Spínola Duarte e Ana Ferreira.
Anadia FC – Diogo Fernandes, Leonardo Buta, Pedro Alves e Ruben Marques
Núcleo Karaté Sangalhos – Inês Rodrigues, Tomás Silva e Ricardo Gomes


Homenageados a título coletivo:
Anadia FC – Equipa Sub 15 Iniciados
Atlético Clube Famalicão – Equipas Sénior e de Sub 12 Infantis
Moita Rugby Clube da Bairrada – Equipa Sénior


Prémios individuais:
Nuno Ferrão (Selecionador Hóquei em Patins); Filipe Faria (Adjunto Selecionador Hóquei em Patins); Gabriela Duarte, Gonçalo Duarte, Mário Silva (Atletismo); Pilar Teixeira (Ginástica Rítmica); António Carrinho, Carlos Neves (Ténis Veteranos); Gonçalo Duarte (Atletismo), Nuno Dias (Treinador Futsal).


Distinguidos no âmbito do Programa Sentir Anadia:
AR Aguinense; ADR Ribeira – Azenha; CCD Couvelha; APPACDM de Anadia; UR Ferreirense; AD Paredes do Bairro; Sangalhos DC; ADC Vila Nova de Monsarros; ACR Cerca-S. Pedro; CCD Paraimo; Club de Ancas; GD Moitense; Moita Rugby Clube da Bairrada; AR Grada (Sardanetas BTT); CSCR da Poutena; ADC do Pereiro; Associação de Golfe da Bairrada; CCR Outeiro de Baixo; O Desportivo de Ancas; ACR Quinta do Perdigão; Associação Ligeirinhos do Asfalto; CCR "O Académico" de Avelãs de Cima; Academia Bairradafut; União Columbófila do Cértima; Grupo Columbófilo da Bairrada; ACDR Óis do Bairro; Palavrancestral – ADC; Clube Ciclismo da Bairrada; Anadia FC; Anadia Squash Clube; Núcleo de Karaté Sangalhos; AC Famalicão.


Personalidades distinguidas indicadas pelas Associações:
Núcleo de Karate Sangalhos – Pedro Gomes e Paula Carrinho
Anadia FC – Joaquim Marques
Anadia Squash Clube – Paulo Mamede e Carlos Santos
AC Famalicão – Helena Silva
Sangalhos DC – Pedro Silva e Jorge Silva
AD Paredes Bairro – António Castanheira e Rodolfo Domingues
ACR Cerca-S.Pedro – Paulo Matos e Sofia Neves
AR Grada – Aurélio Duarte
Clube Ciclismo Bairrada – Henrique Queirós e Pedro Dias
AD Bairradafut – Nuno Castro
AR Aguinense – Nuno Simões e Paulo Moreira

 

 

 

 

Notas de Imprensa

 

pdf Nws_2017_136_0819_Cult_Curia_RanchoVB_press 

 

pdf Nws_2017_135_0818_Cult_6F-Fado

 

pdf Nws_2017_134_0814_Econ_ProdBat_press

 

pdf Nws_2017_133_0812_Tur_VMo_press

 

pdf Nws_2017_132_0822_CMA_Emig_press 

 

pdf Nws_2017_131_0813_Desp_Ciclismo_press

 

pdf Nws_2017_130_0812_Cult_Curia_press

 

pdf Nws_2017_129_0811_Cult_6F_LPortugal_press

 

pdf Nws_2017_128_0805_Cult_Curia_Fado_press

 

pdf Nws_2017_127_0812_Juv_DIntJuv_press

 

pdf Nws_2017_126_0803_ObM_Sinaliz_press

 

pdf Nws_2017_125_0801_Juv_OrçamPJv_press

 

pdf Nws_2017_124_0805_Cult_Curia_Fado_press

 

pdf Nws_2017_123_0812_Tur_VMo_press

 

pdf Nws_2017_122_0728_Cult_6F_LSobral_press

 

pdf Nws_2017_121_0804_Cult_6F_RodM_press

 

pdf Nws_2017_120_0805_Transp_TUrb_press

 

pdf Nws_2017_119_0725_ObM_AcZIAvCam_press

 

pdf Nws_2017_118_0725_Saneam_LigRam_press

 

pdf Nws_2017_117_0725_Amb_LimpT_press

 

pdf Nws_2017_116_0729_Curia_RParedesB_press

 

pdf Nws_2017_115_0728_6F_Luísa Sobral_press

 

pdf Nws_2017_114_0712_Desp_Famalicao_press

 

pdf Nws_2017_113_0712_Amb_CamFlorest_press

 

pdf Nws_2017_112_0714_AS_MixKids_press

 

pdf Nws_2017_111_0712_Urb_RequalifUrb_press

 

 pdf oficio_2017 07 11_vaticano

 

pdf Nws_2017_110_0719_Desp_MovSnr_press

 

pdf Nws_2017_109_0712_Educ_UnivVerao_press

 

pdf Nws_2017_108_0917_Desp_Malha_press

 

pdf Nws_2017_107_0908_Tur_VinSab_press

 

pdf Nws_2017_106_0712_CMA_Apoios_press

 

pdf Nws_2017_105_0722_Cult_Curia-Ped_press

 

pdf Nws_2017_104_0721_Cult_6F-RockS_press

 

pdf Nws_2017_103_0714_Incend-CasaVNM_press

 

pdf Nws_2017_102_0714_AS_Caritas_press

 

pdf Nws_2017_101_0714_AS_Bomb_press

 

pdf Nws_2017_100_0712_Desp_Merito_press

 

pdf Nws_2017_099_0715_Tur_Curia-Olhitos_press

 

pdf Nws_2017_098_0712_Desp_Mérito_press

 

pdf Nws_2017_097_0714_Cult_6F-Magic_press

 

pdf Nws_2017_096_0917_MVB_Expos_press

 

pdf Nws_2017_095_0703_BMA_Aniv9_press

 

pdf Nws_2017_094_0703_Juv_EscutAnd_press

 

pdf Nws_2017_093_0702_Tur_ACE-FVV_press

 

pdf Nws_2017_092_0707_Desp_CEPista_press

 

pdf Nws_2017_091_0707_BMA_CNL_press

 

pdf Nws_2017_090_0702_Desp_TIBasquet_press

 

pdf Nws_2017_089_0708_Cult_Marchas_press

 

pdf Nws_2017_088_0707_Cult_6F_press

 

pdf Nws_2017_087_0706_MVB_QtMuseu_JSo_press

 

pdf Nws_2017_086_0930_Tur_Tschu_press

 

pdf Nws_2017_085_00930_BMA_Manuais_press

 

pdf Nws_2017_084_0712_Desp_Mérito_press

 

pdf Nws_2017_083_0629_Desp_TreinBasq_press

 

pdf Nws_2017_082_00628_CMA_Assoc_press

 

pdf Nws_2017_081_0728_Desp_FeriasDC_press

 

pdf Nws_2017_080_0702_Tur_ACE-FVV_press

 

pdf Nws_2017_079_0624_Rugby_press

 

pdf Nws_2017_078_0625_Tur_ACE-FVV-marchas_press

 

pdf Nws_2017_077_0624_Tur_ACE-FVV-provas_press

 

pdf Nws_2017_076_0630_Desp_TIBasquet_press

 

pdf Nws_2017_075_0623_Tur_ACE-FVV-inaug_press

 

pdf Nws_2017_074_0703_BMA_Aniv9_press

 

pdf Nws_2017_073_0702_Desp_PeddyP_press

 

pdf Nws_2017_072_0623_Tur_ACE-FVV_press

 

pdf Nws_2017_071_0620_Desp_VNM-RelvS_press

 

pdf Nws_2017_070_0612_Educ_QInteract_press

 

pdf Nws_2017_069_0609_AS_Brincar_press

 

pdf Nws_2017_068_0614_Educ_Teatro_press

 

pdf Nws_2017_067_0617_MVB_Expos_press

 

pdf Nws_2017_066_0615_MVB_QM-MafVeiga_press

 

pdf Nws_2017_065_0616_Cult_6F-Rob'sAngels_press

 

pdf Nws_2017_064_0617_Cult_Cur-GTavLRep_press

 

pdf Nws_2017_063_0609_Cult_6F-TCaramulo_press

 

pdf Nws_2017_062_0530_AS_Fatima_press

 

pdf Nws_2017_061_0610_Cult_Sardin_press

 

pdf Nws_2017_060_0527_Educ_JrTalents_press

 

pdf Nws_2017_059_0603_Cult_Cur-OrqD_press

 

pdf Nws_2017_058_0602_Cult_6F-Saxobox_press

 

pdf Nws_2017_057_0527_BMA_CIL_press

 

pdf Nws_2017_056_0525_CMA_ServPúblico_press_

 

pdf Nws_2017_055_0527_BMA_Hor_press

 

pdf Nws_2017_054_0524_Cult_FMedieval_press

 

pdf Nws_2017_053_0520_MVB_AndFashionN_press

 

pdf Nws_2017_052_0602_Amb_Feira_press

 

pdf Nws_2017_051_0526_Cult_6F-Incantus_press

 

pdf Nws_2017_050_0524_Cult_FMedieval_press

 

pdf Nws_2017_049_0515_BMA_Letras_press

 

pdf Nws_2017_048_0519_Juv_OrçamPJv_press

 

pdf Nws_2017_047_0520_MVB_AndFashionN_press

 

pdf Nws_2017_046_0505_Educ_Kids_press

 

pdf Nws_2017_045_0519_Cult_JPalma_press

 

pdf Nws_2017_044_0427_Educ_Roset_press

 

pdf Nws_2017_043_0513_BMA_Mind_press

 

pdf Nws_2017_042_0424_BMA_25Ab_press

 

pdf Nws_2017_041_0426_Tur_Papa_press

 

pdf Nws_2017_040_0506_Cult_CFatima_press

 

pdf Nws_2017_039_0420_AS_InovSoc_press

 

pdf Nws_2017_038_0419_AS_MovSenior_press

 

pdf Nws_2017_037_00501_Cult_FArtesan_press

 

pdf Nws_2017_036_0410_Desp_BMX_press

 

pdf Nws_2017_035_0411_Desp_ACiclismoBL_press

 

pdf Nws_2017_034_0411_CMA_Bomb_press

 

pdf Nws_2017_033_0421_Empreend_AtendD_press

 

pdf Nws_2017_032_0405_AS_Ser+_press

 

pdf Nws_2017_031_0401_Desp_FDSBE_press

 

pdf Nws_2017_030_0408_Cult_CPascoa_press

 

pdf Nws_2017_029_0401_Desp_FDSBE_press

 

pdf Nws_2017_028_0721_Educ_UnivV_press

 

pdf Nws_2017_027_0320_BMA_Poesia_press

 

pdf Nws_2017_026_0401_Cult_BelaMt_press

 

pdf Nws_2017_025_0401_Desp_FDSBE_press

 

pdf Nws_2017_024_0320_Emp_NegVin_press

 

pdf Nws_2017_023_0316_Educ_RecLimpo_press

 

pdf Nws_2017_022_0316_AS_CAndSenior_press

 

pdf Nws_2017_021_0322_AS_Ser+_press

 

pdf Nws_2017_020_0320_BMA_Poesia_press

 

pdf Nws_2017_019_0331_BMA_Letras_press

 

pdf Nws_2017_018_0301_Educ_CidInc_press

 

pdf Nws_2017_017_0320_Amb_CasaAmb_press

 

pdf Nws_2017_016_0310_BMA_CIL-FM_press

 

pdf Nws_2017_015_0315_Tur_BTL_press

 

pdf Nws_2017_014_0318_Cult_CPrimav-RG_press 

 

pdfNws_2017_013_0220_CMA_EdC_press.pdf

 

pdfNws_2017_012_0220_CMA_EdC_press.pdf

 

pdfNws_2017_011_0210_AS_RotCid_press.pdf

 

pdf Nws_2017_010_0220_Amb_Champi_press.pdf

 

pdfNws_2017_009_0206_Cult_Bol_press.pdf

 

pdfNws_2017_008_0318_Cult_CPrimav_press.pdf

 

pdfNws_2017_007_0502_Educ_Geog_press.pdf

 

pdf Nws_2017_006_0130_BMA_Teat_press.pdf

 

pdf Nws_2017_005_0531_Educ_AventCL_press.pdf

 

pdf Nws_2017_003_0204_Teatro-FT_press.pdf

 

pdf Nws_2017_002_0113_Cult_AnoNovo_press.pdf

 

pdf Nws_2017_001_0113_Cult_AnoNovo_press.pdf

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn