Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

José Luciano de Castro

Tamanho Letra:

 

 JOSÉ LUCIANO DE CASTRO

 

JLC

José Luciano de Castro nasceu em Oliveirinha (concelho de Aveiro) em 1834, mas foi em Anadia que casou e teve residência, tendo aqui falecido no dia 9 de Março de 1914. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, destacou-se como jurisconsulto, jornalista e político. Neste âmbito, foi repetidamente eleito deputado, chefiou o Partido Progressista e abraçou cargos ministeriais, sendo chamado a formar governo em três ocasiões.

Na esfera local, a sua família granjeou um enorme respeito e admiração, não só pelo papel desempenhado no desenvolvimento da estância termal da Curia e no surgimento da produção de espumantes na Bairrada, mas também, e principalmente, pelo apoio dado aos mais carenciados. Entre outras ações beneméritas, José Luciano de Castro foi o primeiro Irmão Fundador da Santa Casa da Misericórdia de Anadia e, após a sua morte, a viúva e as filhas promoveram a construção de um hospital-asilo a que deram o seu nome, designação que ainda hoje mantém.

"Especial dedicado a José Luciano de Castro:

 

pdf Região Bairradina de 19 de Março de 2014

 

Imagens da cerimónia de homenagem a José Luciano de Castro (9 de março de 2014)

 

 

 

 MUSEU/PALACETE JOSÉ LUCIANO DE CASTRO

 

ANADIA PalaceteSeabrasCastro

Espaço museológico, da tutela da Santa Casa da Misericórdia de Anadia, integrado no Palacete onde viveu José Luciano de Castro (1834-1914), chefe do partido progressista e notável estadista da monarquia liberal. O Palácio foi construído em 1860 pelo seu sogro, Alexandre Ferreira de Seabra (1818-1891), advogado e autor do primeiro Código do Processo Civil Português.

 

 

 

 


Horário: Segunda a sexta-feira: 09h00 -12h30 / 14h00 – 17h30

Entrada: Gratuita

 

Mais informações: AQUI

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn