Ar e Ruído

Qualidade do Ar

ar 1

O Município de Anadia vem promovendo medidas tendentes a garantir da qualidade do ar no concelho, através de uma diminuição das emissões de CO2 (dióxido de carbono):
- promoção da mobilidade sustentável (com o incentivo à pedonalidade e ao uso da bicicleta),
- recurso a energias renováveis (dando o exemplo na construção dos novos edifícios, dispondo todos eles de aproveitamento solar para aquecimento de águas)
- modernização da frota automóvel (optando por veículos mais eficientes e menos poluentes).

Acompanhe o Índice de Qualidade do Ar em http://qualar.apambiente.pt/

(imagem: http://www.eduquim.ufpr.br/)

Ruído

“O ruído é uma das principais causas da degradação da qualidade do ambiente urbano. Os transportes são os principais responsáveis, embora o ruído de actividades industriais e comerciais possa assumir relevo em situações pontuais” (in:  www.apambiente.pt).

“A principal fonte de ruído do Concelho é o tráfego rodoviário, verificando-se na A1, IC2 e EN235, valores significativos de Tráfego Médio  Horário Calculado,

ar 1

sobretudo, no período diurno. Nos períodos entardecer e nocturno verifica-se uma diminuição do tráfego rodoviário. No entanto, o aumento de velocidade dos veículos contribui de uma forma significativa para o acréscimo dos níveis de ruído na zona envolvente. (…)
O tráfego ferroviário constitui também uma fonte de ruído importante, contribuindo para o acréscimo dos níveis de ruído na zona envolvente.
A zona industrial de Anadia, localizada no limite do aglomerado urbano, bem como a existência de algumas indústrias dispersas, com características ruidosas, têm um impacte pouco significativo junto das populações” (in: Adaptação do Mapa de Ruído de Anadia ao Novo RGR – Relatório, p. 26 e 27).

(imagem: www.apambiente.pt)

A qualidade do ambiente sonoro está traduzida no Mapa do Ruído de Anadia, elemento integrante da Revisão

do Plano Diretor Municipal.

pdf   Relatório - Adaptação do Mapa de Ruído de Anadia ao Novo Regulamento Geral do Ruído