Ar e Ruído

"Qual Ar" > Websit e App

Agência Portuguesa do Ambiente > "Qual Ar" > Websit e App

Portugal está nos dez países que apresentam melhor qualidade do ar, entre os 41 países presentes no relatório da Agência Europeia do Ambiente.ar ruido

Ainda assim, estima-se que as partículas PM2.5, NO2 e O3 são responsáveis pela morte de 6.000 portugueses todos os anos.

É possível e importante que todos conheçam a qualidade do ar que respiram.

Para isso basta visitar o índice QualAr para a sua zona em:
qualar.apambiente.pt
ou na aplicação móvel “QualAr”
(pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” ou da “App Store”).

Esta app para smartphones ou tablets disponibiliza informação atualizada sobre a qualidade do ar, no âmbito da campanha nacional "Por um país com bom ar".

De forma simples e direta, são disponibilizados a previsão de qualidade do ar para a sua localização (ou outro local do seu interesse), os avisos e conselhos de saúde sempre que o índice QualAr não seja bom, e a previsão meteorológica nos locais selecionados.

Pode ser feita uma pesquisa automática para a localização onde se encontra “GPS”; para isso apenas tem de ativar os serviços de localização do seu dispositivo móvel ou escolher o concelho e/ou rua de interesse e ainda adicionar aos seus favoritos os locais mais importantes para si, clicando em “Search” e assim ter sempre um acesso direto e personalizado da informação disponível importante para si.

Explore a previsão da qualidade do ar no seu destino de férias, na Europa ou no território nacional ou verifique os índices de qualidade do ar observados na estação de medição mais próxima de si.

A informação disponibilizada pela APA é complementada pelos dados e informação de qualidade do ar fornecidos no website do QualAr.

Conheça o ar que respira! Proteja-se! A mudança começa agora!

Consulte todos os materiais e novidades desta campanha nacional em:

Qualidade do Ar

ar 1

O Município de Anadia vem promovendo medidas tendentes a garantir da qualidade do ar no concelho, através de uma diminuição das emissões de CO2 (dióxido de carbono):
- promoção da mobilidade sustentável (com o incentivo à pedonalidade e ao uso da bicicleta),
- recurso a energias renováveis (dando o exemplo na construção dos novos edifícios, dispondo todos eles de aproveitamento solar para aquecimento de águas)
- modernização da frota automóvel (optando por veículos mais eficientes e menos poluentes).

Acompanhe o Índice de Qualidade do Ar em http://qualar.apambiente.pt/

(imagem: http://www.eduquim.ufpr.br/)

Ruído

“O ruído é uma das principais causas da degradação da qualidade do ambiente urbano. Os transportes são os principais responsáveis, embora o ruído de actividades industriais e comerciais possa assumir relevo em situações pontuais” (in:  www.apambiente.pt).

“A principal fonte de ruído do Concelho é o tráfego rodoviário, verificando-se na A1, IC2 e EN235, valores significativos de Tráfego Médio  Horário Calculado,

ar 1

sobretudo, no período diurno. Nos períodos entardecer e nocturno verifica-se uma diminuição do tráfego rodoviário. No entanto, o aumento de velocidade dos veículos contribui de uma forma significativa para o acréscimo dos níveis de ruído na zona envolvente. (…)
O tráfego ferroviário constitui também uma fonte de ruído importante, contribuindo para o acréscimo dos níveis de ruído na zona envolvente.
A zona industrial de Anadia, localizada no limite do aglomerado urbano, bem como a existência de algumas indústrias dispersas, com características ruidosas, têm um impacte pouco significativo junto das populações” (in: Adaptação do Mapa de Ruído de Anadia ao Novo RGR – Relatório, p. 26 e 27).

(imagem: www.apambiente.pt)

A qualidade do ambiente sonoro está traduzida no Mapa do Ruído de Anadia, elemento integrante da Revisão

do Plano Diretor Municipal.

pdf   Relatório - Adaptação do Mapa de Ruído de Anadia ao Novo Regulamento Geral do Ruído