Atividades / notícias

ANADIA: APOIO AO ESTUDO PRECISA DE VOLUNTÁRIOS

O Banco Local de Voluntariado de Anadia (BLVA), coordenado pela Câmara Municipal de Anadia, está à procura de voluntários para apoiarem crianças e jovens carenciados quevoluntariado necessitam de estudo acompanhado nas áreas de Matemática e Português.

Este projeto, que o banco vem dinamizando há já alguns anos, tem procurado contribuir para a promoção do sucesso escolar de alunos oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos. No presente ano letivo, o BLVA precisa da colaboração de voluntários que se proponham dar continuidade a esta tarefa, e aceita o apoio dado por profissionais com conhecimentos na área da matemática e do português, que irão integrar ações que o banco se propõe concretizar em vários pontos do concelho de Anadia. Estes colaboradores irão integrar projetos que o banco se propõe concretizar em vários pontos do concelho de Anadia.

Após um primeiro apelo formulado pelo BLVA, foram já obtidas respostas e colocados alguns voluntários, mas, dada a maior amplitude do universo de alunos a ajudar, o banco continua à procura de colaboradores que possam reforçar a equipa que está já no terreno.

O BLVA é dinamizado pela Câmara Municipal de Anadia, juntamente com o Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima e com o Centro Social, Cultural e Recreativo de Poutena, e conta, neste momento, com o apoio de 65 voluntários. Com sede no Centro Cultural de Anadia, no Vale Santo, na sede do concelho, o banco é um espaço de encontro entre pessoas que expressam vontade de ajudar o próximo em regime de voluntariado, bem como de entidades promotoras que reúnam condições para integrar estes voluntários.

As informações sobre o BLVA estão disponíveis em www.cm-anadia.pt (Serviços > Ação Social) e os interessados em aderir a mais esta iniciativa solidária deverão contactar o banco pelo telefone 231510486 ou através do endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR

bolsas estudo

CÂMARA DE ANADIA ATRIBUI 50 BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR

O executivo da Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua última reunião, realizada no passado dia 30 de agosto, a atribuição de 50 bolsas de estudo, no valor de mil euros cada, para apoiar os alunos do concelho que frequentem o ensino superior.
Esta medida, que integra o sistema de apoios sociais da Câmara Municipal de Anadia, prevê a comparticipação da frequência de cursos que confiram os graus académicos de licenciatura ou mestrado, ministrados em universidades, institutos politécnicos, institutos superiores e escolas superiores, públicos ou privados, nos termos do “Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo”, aprovado em 2014.
De recordar que no ano letivo 2016/2017, o executivo concedeu 30 bolsas de estudo. Com a atribuição de mais 20 bolsas, a Câmara Municipal de Anadia propõe-se aprofundar o papel que tem vindo a desempenhar enquanto promotora da coesão social e da igualdade de oportunidades, e, no caso concreto da juventude de Anadia, incentivar e proporcionar o acesso e a frequência do ensino superior a jovens cidadãos, residentes no concelho, cujas possibilidades financeiras sejam insuficientes.
Para efeitos da sua atribuição, considera-se elegível o estudante que esteja matriculado ou seja candidato à matrícula no ensino superior, em Portugal, e que, cumulativamente, resida no concelho de Anadia há mais de dois anos, tenha até 30 anos de idade (inclusive), faça prova de insuficiência económica do seu agregado familiar (nos termos do regulamento), não possua qualquer grau académico do ensino superior, esteja matriculado e inscrito, no mínimo, em 60% do número total de ECTS que formam o ano do curso que vai frequentar, e tenha apresentado previamente o requerimento de bolsa de estudo junto dos serviços de ação social da instituição onde se encontra matriculado.
O prazo de entrega das candidaturas decorre de 15 de setembro a 30 de outubro de 2017.

pdf  Regulamento de atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior

pdf  Ficha de Candidatura

pdf  Requerimento

Cartão anadia sénior

Cartão Anadia Sénior

pdfRegulamento - Cartão Anadia Sénior

pdfRegulamento - Cartão Anadia Sénior (publicação D.R.)

pdf "Guia de Descontos" do Cartão Anadia Sénior (19.06.2017)