Benefícios Sociais no Município

Benefícios Sociais

Fundo social: apoio financeiro mensal destinado a auxiliar os agregados familiares desfavorecidos, económica e socialmente, numa lógica de atuação que visa a autonomização desses agregados, minorando a sua dependência face à subvenção, e promovendo a sua inclusão;

Comparticipação de despesas com medicamentos: prevê a atribuição de um benefício anual a munícipes desfavorecidos, económica e socialmente, com idade igual ou superior a 60 anos ou que sejam pensionistas por invalidez, destinado a comparticipar despesas com medicamentos;

Melhoria habitacional: consiste na atribuição de apoios, sob a forma de prestação de serviços ou outras, a agregados familiares desfavorecidos, económica e socialmente, residentes em habitações que não reúnam as condições mínimas de habitabilidade ou de acessibilidade;

Apoio ao arrendamento urbano para fim habitacional: consiste na atribuição de um benefício para apoio ao pagamento da renda, destinado a agregados familiares desfavorecidos, económica e socialmente;

Atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior: benefício monetário elegível para estudantes que estejam matriculados ou inscritos no ensino superior para frequência de cursos, devidamente homologados, que confiram os graus académicos de técnico superior profissional, licenciatura ou mestrado, ministrados em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, em Portugal;

Benefício à natalidade: medida intitulada “Nascer Anadiense”, destinada a incentivar a natalidade, através da atribuição de um apoio destinado a compensar as despesas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento de crianças nascidas ou adotadas no concelho de Anadia.

ATENDIMENTO SOCIAL

O Município de Anadia, através da Divisão de Desenvolvimento Humano, Cultural e Social - Serviço de Ação Social disponibiliza um serviço de atendimento social aos Munícipes, orientando e apoiando socialmente indivíduos e famílias em situação de carência ou disfunção, mobilizando recursos próprios ou comunitários, encaminhando para programas, equipamentos, serviços ou prestações pecuniárias.

Horário de Atendimento: Segundas-feiras das 14h00 - 17h00m

Nota: o atendimento é feito por ordem de chegada.

cartão anadia sénior

Cartão Anadia Séniorpdf "Guia de Descontos" do Cartão Anadia Sénior (07.06.2018)

pdf Regulamento - Cartão Anadia Sénior

pdfRegulamento - Cartão Anadia Sénior (publicação D.R.)

pdf Formulário para emissão - Cartão Anadia Sénior

pdf Acordo de Adesão para Empresas / Entidades

ReQUERIMENTOS GERAIS E FORMULÁRIOS

pdfFormulário Bolsas de Estudo.pdf

pdf Requerimento Geral - Arrendamento.pdf

pdfRequerimento Geral - Bolsas de Estudo.pdf

pdfRequerimento Geral - Fundo Social.pdf

pdfRequerimento Geral - Incentivo à Natalidade.pdf

pdfRequerimento Geral - Medicamentos.pdf

pdfRequerimento Geral - Melhoria Habitacional.pdf

pdf Formulário para emissão - Cartão Anadia Sénior

Regulamento Geral da Ação Social do município de anadia - 2018

pdf Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia

Normas Reguladoras para Concessão de Apoio Social nas Tarifas da Água

A Câmara Municipal de Anadia instituiu um reforço ao apoio social através de duas novas tarifas de água, com vista a apoiar de forma mais eficaz e segura as famílias do concelho (famílias numerosas e/ou carenciadas do município).

pdf Regulamento Apoio Social Agua
pdf Formulário Apoio Social Agua

APOIO ALIMENTAR

POAPMC (Programa Alimentar de Ajuda às Pessoas Mais Carenciadas

Visa apoiar a distribuição de géneros alimentares e ou de bens de primeira necessidade às pessoas mais carenciadas, por organizações parceiras, públicas ou privadas, bem como, o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à inclusão social daquelas.

Contactos:

Misericórdia da Freguesia de Sangalhos

T. 234 742 511

Instituto da Segurança Social, IP

Serviço Local de Anadia

T. 300 502 502  (Linha Segurança Social)

Cantina Social:

A resposta Cantina Social tem como objetivo contribuir para a melhoria e qualidade de vida das pessoas e famílias em situação grave de carência social, através do fornecimento de uma refeição diária, cujo o consumo pode ser feito no domicílio ou no refeitório da Instituição. Esta medida integra o Programa de Emergência Social promovido pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

No concelho de Anadia existem duas cantinas sociais, promovidas pelo Centro Social Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima e o Centro Social, Recreativo e Cultural de Pedralva.

Contactos:

Centro Social Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima

T. 231 510 240

Centro Social, Recreativo e Cultural de Pedralva
T. 231 528 255

Loja Social – Salpicos de Carinho

A Loja Social – Salpicos de Carinho é uma associação particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, criada por três cidadãs de Anadia, com o objetivo de recolher, angariar e redistribuir vestuário, bens e calçado pelos cidadãos mais carenciados, sinalizados no âmbito da Rede Social de Anadia.

Mercado Municipal de Anadia

T. 911 524 474